O presente artigo é apresentado através de uma análise dos relatos de experiências dos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão-IFMA, Campus Monte Castelo-São Luís, alunos do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos). Este trabalho desenvolveu-se a partir dos impactos causados nos pibidianos ao decorrer do desenvolvimento de atividades teóricas e práticas do projeto. Onde trabalhou-se metodologias ativas com os alunos, como a gameficação entre pares e mapas mentais, com o objetivo de apresentar conteúdos mais atrativos, quebrando algumas barreiras apontadas por estes alunos como: cansaço, idade, dificuldade de compreensão, e outros fatores no decorrer do percurso, deste modo foi desenvolvido um questionário com caráter pedagógico dos impactos e resultados pela experiência acadêmica pelo PIBID com a turma do PROEJA. O objetivo do questionário foi de identificar as principais experiências vividas pelos acadêmicos de Licenciatura em Química e transformá-las em conteúdo significativo de ensino-aprendizagem. Portanto, os alunos do PROEJA vivenciaram experiências ou seja, aprende a ser um cidadão e o acadêmico aprende a ser um profissional qualificado.