O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação realizada como Trabalho Final de Curso de Graduação sobre o conhecimento matemático com relação às operações com números decimais de alunos no 9º ano da escolaridade básica, numa escola estadual na cidade de Mamanguape/PB. O fato de termos trabalhado com esse tema é porque entendemos que os números decimais possuem grande importância no contexto atual, principalmente quando voltamos nossos olhares para as aplicações no meio comercial e econômico de um país. No contexto da pesquisa de campo escolhemos a pesquisa-ação, na qual justificamos pelo fato de investigarmos o saber dos alunos a respeito das operações com números decimais, permitindo que o pesquisador intervenha no ambiente pesquisado, analisando os dados, de forma qualitativa. Os resultados obtidos na pesquisa desenvolvida nos mostraram que o uso indevido dos algoritmos utilizados no cálculo das operações com números decimais não são garantias de que o aluno não sabe resolver problemas matemáticos que envolvam os números decimais, mas o fato da não interpretação dos problemas dificulta na resolução dos mesmos. Nesse contexto ainda, percebemos o jogo como elemento motivador para o ensino-aprendizagem da matemática.