INVESTIGANDO OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9717 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 597 "titulo" => "INVESTIGANDO OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS" "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação realizada como Trabalho Final de Curso de Graduação sobre o conhecimento matemático com relação às operações com números decimais de alunos no 9º ano da escolaridade básica, numa escola estadual na cidade de Mamanguape/PB. O fato de termos trabalhado com esse tema é porque entendemos que os números decimais possuem grande importância no contexto atual, principalmente quando voltamos nossos olhares para as aplicações no meio comercial e econômico de um país. No contexto da pesquisa de campo escolhemos a pesquisa-ação, na qual justificamos pelo fato de investigarmos o saber dos alunos a respeito das operações com números decimais, permitindo que o pesquisador intervenha no ambiente pesquisado, analisando os dados, de forma qualitativa. Os resultados obtidos na pesquisa desenvolvida nos mostraram que o uso indevido dos algoritmos utilizados no cálculo das operações com números decimais não são garantias de que o aluno não sabe resolver problemas matemáticos que envolvam os números decimais, mas o fato da não interpretação dos problemas dificulta na resolução dos mesmos. Nesse contexto ainda, percebemos o jogo como elemento motivador para o ensino-aprendizagem da matemática." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS, JOGO TRILHA DOS DECIMAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_10_2014_13_42_44_idinscrito_597_1c7e2dd1872cf9295b4b021c77415290.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO FLORENCIO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "THIAGO FLORENCIO" "autor_email" => "thiago.florencio.per@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9717 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 597 "titulo" => "INVESTIGANDO OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS" "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação realizada como Trabalho Final de Curso de Graduação sobre o conhecimento matemático com relação às operações com números decimais de alunos no 9º ano da escolaridade básica, numa escola estadual na cidade de Mamanguape/PB. O fato de termos trabalhado com esse tema é porque entendemos que os números decimais possuem grande importância no contexto atual, principalmente quando voltamos nossos olhares para as aplicações no meio comercial e econômico de um país. No contexto da pesquisa de campo escolhemos a pesquisa-ação, na qual justificamos pelo fato de investigarmos o saber dos alunos a respeito das operações com números decimais, permitindo que o pesquisador intervenha no ambiente pesquisado, analisando os dados, de forma qualitativa. Os resultados obtidos na pesquisa desenvolvida nos mostraram que o uso indevido dos algoritmos utilizados no cálculo das operações com números decimais não são garantias de que o aluno não sabe resolver problemas matemáticos que envolvam os números decimais, mas o fato da não interpretação dos problemas dificulta na resolução dos mesmos. Nesse contexto ainda, percebemos o jogo como elemento motivador para o ensino-aprendizagem da matemática." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS, JOGO TRILHA DOS DECIMAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_10_2014_13_42_44_idinscrito_597_1c7e2dd1872cf9295b4b021c77415290.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO FLORENCIO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "THIAGO FLORENCIO" "autor_email" => "thiago.florencio.per@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }