Este artigo traz um recorte do projeto de Iniciação Científica intitulado “Estado da arte das pesquisas em Educação Matemática produzidas nos Programas de Pós-Graduação vinculados ao Programa Observatório da Educação (2007-2013)” em andamento, que tem como objetivo geral: mapear as pesquisas em Educação Matemática que foram produzidas nos Programas de Pós-Graduação nas áreas de Ensino e Educação, a partir de projetos vinculados ao Programa Observatório da Educação da Capes. Esta pesquisa está atrelada ao projeto em rede “Trabalho colaborativo com professores que ensinam Matemática na Educação Básica em escolas públicas das regiões Nordeste e Centro-Oeste”. Como referencial teórico e metodológico utilizaremos Fiorentini (1994, 2003), Fiorentini: Lorenzato (2009), Romanowski; Ens (2006), Ferreira (2002), entre outros. Utilizaremos como metodologia o Estado da Arte. Como resultados trazemos um levantamento inicial realizado por meio do Banco de Teses da Capes.