O presente artigo traz um recorte da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, em nível de mestrado, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), cujo objeto de estudo foi o Estágio Curricular Supervisionado. O objetivo principal foi mapear e analisar as pesquisas voltadas para a Formação Inicial de Professores, em particular, as que versam sobre Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Matemática produzidas nos Programas de Pós-Graduação nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, no período de 2005 a 2012. A pesquisa de cunho qualitativo utilizou como instrumento para a coleta de dados o Estado da Arte (FERREIRA, 2002; FIORENTINI, 1994) e para análise destes, a Metanálise (FIORENTINI; COELHO, 2012). Nesse artigo apresentamos a metanálise de uma das quatro categorias que emergiram a partir das leituras e fichamentos das oito (8) pesquisas levantadas, a prática colaborativa no desenvolvimento do estágio.