Resumo: Partindo da hipótese que a utilização de atividades dinâmicas nas aulas de Matemática pode favorecer a aprendizagem de conteúdos de uma forma mais significativa e prazerosa apresentamos neste trabalho a análise de uma proposta de atividade didática com o uso do Algeplan para o ensino de álgebra. Este proposta foi apresentada a professores da educação básica e licenciandos em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (CAA), sob a forma de minicurso. Desenvolvido com materiais recicláveis, ou de baixo custo, o Algeplan consiste em uma atividade que relaciona figuras geométricas com a álgebra com o objetivo de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de equações algébricas. Apresentamos o Algeplan na forma de um jogo que pode ser utilizado desde o 7º ano do ensino fundamental, como apoio na introdução de conceitos algébricos aos estudantes, ou mesmo na formação inicial de professores de Matemática como uma proposta de metodologia de ensino. A importância desta proposta justifica-se pelas dificuldades que grande parte dos estudantes apresenta na passagem da aritmética para a álgebra e por muitos professores não terem uma formação inicial adequada para lidar com essa transição que traz tantos obstáculos. Através do relato de participantes da experiência sentimos o entusiasmo dos mesmos com a proposta de conduzir o ensino da álgebra por meio de uma atividade dinâmica, que pode ser construída pelos próprios estudantes e que pode possibilitar uma aprendizagem em álgebra com mais significado.