TAREFA DE CASA, DIREITO DO ALUNO, QUE DEVE SER GARANTIDO PELA FAMÍLIA E PELA ESCOLA.
"2022-07-12 14:50:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91313 "edicao_id" => 258 "trabalho_id" => 3722 "inscrito_id" => 16136 "titulo" => "TAREFA DE CASA, DIREITO DO ALUNO, QUE DEVE SER GARANTIDO PELA FAMÍLIA E PELA ESCOLA." "resumo" => "Neste artigo buscou-se analisar a temática: a participação da família nas tarefas de casa, pois entende-se a tarefa como de suma importância na complementação da aprendizagem dos alunos, sendo assim, objetivou-se especificamente: verificar se a família dialoga com a escola a respeito da tarefa de casa; verificar se as famílias auxiliam os estudantes com os horários de estudo e identificar o acompanhamento da família das atividades dos alunos nos grupos de WhatsApp. Para isso, o percurso metodológico foi organizado a partir de uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo, de natureza descritiva, não-experimental, transversal, e a técnica para coleta de dados foi enquete, tendo como instrumento utilizado questionário com questões dicotômicas. Alguns dos teóricos que a presente pesquisa abarcou foram: Rolim (2018), Forbeloni (2014). A investigação aconteceu em 3 escolas públicas no município de Boninal-BA. Participaram na coleta de dados 88 familiares, 21 professores, 4 coordenadores, 03 diretores. Como resultado da investigação, obteve-se que: 30 familiares correspondente a 34,1% não dialogam com o professor sobre o dever de casa, 6 respondentes (8%) dos familiares pesquisados responderam que não auxiliam o (a) estudante na organização do horário de estudo e 18 familiares, correspondente a 20,43% dos familiares apontaram que não acompanham. Mostrando uma real necessidade do fortalecimento da participação da família nos pontos apresentados, para que todos os alunos sejam assistidos pelos familiares nas tarefa de casa." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16136_TB3722_12102022231547.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:30:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL SANTOS DE OLIVEIRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MANOEL" "autor_email" => "manoeljunioroficial@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-e-suas-interseccoes" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:50:34" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91313 "edicao_id" => 258 "trabalho_id" => 3722 "inscrito_id" => 16136 "titulo" => "TAREFA DE CASA, DIREITO DO ALUNO, QUE DEVE SER GARANTIDO PELA FAMÍLIA E PELA ESCOLA." "resumo" => "Neste artigo buscou-se analisar a temática: a participação da família nas tarefas de casa, pois entende-se a tarefa como de suma importância na complementação da aprendizagem dos alunos, sendo assim, objetivou-se especificamente: verificar se a família dialoga com a escola a respeito da tarefa de casa; verificar se as famílias auxiliam os estudantes com os horários de estudo e identificar o acompanhamento da família das atividades dos alunos nos grupos de WhatsApp. Para isso, o percurso metodológico foi organizado a partir de uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo, de natureza descritiva, não-experimental, transversal, e a técnica para coleta de dados foi enquete, tendo como instrumento utilizado questionário com questões dicotômicas. Alguns dos teóricos que a presente pesquisa abarcou foram: Rolim (2018), Forbeloni (2014). A investigação aconteceu em 3 escolas públicas no município de Boninal-BA. Participaram na coleta de dados 88 familiares, 21 professores, 4 coordenadores, 03 diretores. Como resultado da investigação, obteve-se que: 30 familiares correspondente a 34,1% não dialogam com o professor sobre o dever de casa, 6 respondentes (8%) dos familiares pesquisados responderam que não auxiliam o (a) estudante na organização do horário de estudo e 18 familiares, correspondente a 20,43% dos familiares apontaram que não acompanham. Mostrando uma real necessidade do fortalecimento da participação da família nos pontos apresentados, para que todos os alunos sejam assistidos pelos familiares nas tarefa de casa." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16136_TB3722_12102022231547.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:30:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL SANTOS DE OLIVEIRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "MANOEL" "autor_email" => "manoeljunioroficial@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-e-suas-interseccoes" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:50:34" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 258 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-e-suas-interseccoes" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17" "logo" => null "capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg" "timbrado" => "62cdb46a287f3_12072022145034.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:50:34" "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 258 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-e-suas-interseccoes" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17" "logo" => null "capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg" "timbrado" => "62cdb46a287f3_12072022145034.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:50:34" "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 152 "edicao_id" => 258 "codigo" => "978-65-86901-72-6" "capa" => "63d7c140aabe6_30012023100816.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THAÍS FERNANDES DE AMORIM """ "conselho_editorial" => """ ANA MARIA DE CARVALHO (FACULDADE COSMOPOLITA)<br />\r\n CARLOS CORREIA (UFRA)<br />\r\n CLÁUDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUÍ/FASA)<br />\r\n ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n FRANCISCO SOUZA DA SILVA (CUBATAO)<br />\r\n GEOVANE SILVA BELO (UFRA)<br />\r\n HENDY BARBOSA SANTOS (IFRO)<br />\r\n IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n LORENA BRITO DE CASTRO (PPGL- UFPA)<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n PATRICIA CEZAR DA CRUZ (UFPA)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA (PUCSP)<br />\r\n WANÚBYA DO NASCIMENTO MORAES CAMPELO MOREIRA (UFRA) """ "ficha_catalografica" => "63d7c140ab467_30012023100816.pdf" "arquivo" => "30012023100432-CONEDU---GT-17.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:50:34" "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 152 "edicao_id" => 258 "codigo" => "978-65-86901-72-6" "capa" => "63d7c140aabe6_30012023100816.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THAÍS FERNANDES DE AMORIM """ "conselho_editorial" => """ ANA MARIA DE CARVALHO (FACULDADE COSMOPOLITA)<br />\r\n CARLOS CORREIA (UFRA)<br />\r\n CLÁUDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUÍ/FASA)<br />\r\n ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n FRANCISCO SOUZA DA SILVA (CUBATAO)<br />\r\n GEOVANE SILVA BELO (UFRA)<br />\r\n HENDY BARBOSA SANTOS (IFRO)<br />\r\n IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n LORENA BRITO DE CASTRO (PPGL- UFPA)<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n PATRICIA CEZAR DA CRUZ (UFPA)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA (PUCSP)<br />\r\n WANÚBYA DO NASCIMENTO MORAES CAMPELO MOREIRA (UFRA) """ "ficha_catalografica" => "63d7c140ab467_30012023100816.pdf" "arquivo" => "30012023100432-CONEDU---GT-17.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:50:34" "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }