Artigo CONEDU - Ensino e suas intersecções

E-books

ISBN: 978-65-86901-72-6

TAREFA DE CASA, DIREITO DO ALUNO, QUE DEVE SER GARANTIDO PELA FAMÍLIA E PELA ESCOLA.

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2022-07-12 14:50:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91313
    "edicao_id" => 258
    "trabalho_id" => 3722
    "inscrito_id" => 16136
    "titulo" => "TAREFA DE CASA, DIREITO DO ALUNO, QUE DEVE SER GARANTIDO PELA FAMÍLIA E PELA ESCOLA."
    "resumo" => "Neste artigo buscou-se analisar a temática: a participação da família nas tarefas de casa, pois entende-se a tarefa como de suma importância na complementação da aprendizagem dos alunos, sendo assim, objetivou-se especificamente: verificar se a família dialoga com a escola a respeito da tarefa de casa; verificar se as famílias auxiliam os estudantes com os horários de estudo e identificar o acompanhamento da família das atividades dos alunos nos grupos de WhatsApp. Para isso, o percurso metodológico foi organizado a partir de uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo, de natureza descritiva, não-experimental, transversal, e a técnica para coleta de dados foi enquete, tendo como instrumento utilizado questionário com questões dicotômicas. Alguns dos teóricos que a presente pesquisa abarcou foram: Rolim (2018), Forbeloni (2014). A investigação aconteceu em 3 escolas públicas no município de Boninal-BA. Participaram na coleta de dados 88 familiares, 21 professores, 4 coordenadores, 03 diretores. Como resultado da investigação, obteve-se que: 30 familiares correspondente a 34,1% não dialogam com o professor sobre o dever de casa, 6 respondentes (8%) dos familiares pesquisados responderam que não auxiliam o (a) estudante na organização do horário de estudo e 18 familiares, correspondente a 20,43% dos familiares apontaram que não acompanham. Mostrando uma real necessidade do fortalecimento da participação da família nos pontos apresentados, para que todos os alunos sejam assistidos pelos familiares nas tarefa de casa."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16136_TB3722_12102022231547.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:30:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOEL SANTOS DE OLIVEIRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "MANOEL"
    "autor_email" => "manoeljunioroficial@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-e-suas-interseccoes"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:50:34"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91313
    "edicao_id" => 258
    "trabalho_id" => 3722
    "inscrito_id" => 16136
    "titulo" => "TAREFA DE CASA, DIREITO DO ALUNO, QUE DEVE SER GARANTIDO PELA FAMÍLIA E PELA ESCOLA."
    "resumo" => "Neste artigo buscou-se analisar a temática: a participação da família nas tarefas de casa, pois entende-se a tarefa como de suma importância na complementação da aprendizagem dos alunos, sendo assim, objetivou-se especificamente: verificar se a família dialoga com a escola a respeito da tarefa de casa; verificar se as famílias auxiliam os estudantes com os horários de estudo e identificar o acompanhamento da família das atividades dos alunos nos grupos de WhatsApp. Para isso, o percurso metodológico foi organizado a partir de uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo, de natureza descritiva, não-experimental, transversal, e a técnica para coleta de dados foi enquete, tendo como instrumento utilizado questionário com questões dicotômicas. Alguns dos teóricos que a presente pesquisa abarcou foram: Rolim (2018), Forbeloni (2014). A investigação aconteceu em 3 escolas públicas no município de Boninal-BA. Participaram na coleta de dados 88 familiares, 21 professores, 4 coordenadores, 03 diretores. Como resultado da investigação, obteve-se que: 30 familiares correspondente a 34,1% não dialogam com o professor sobre o dever de casa, 6 respondentes (8%) dos familiares pesquisados responderam que não auxiliam o (a) estudante na organização do horário de estudo e 18 familiares, correspondente a 20,43% dos familiares apontaram que não acompanham. Mostrando uma real necessidade do fortalecimento da participação da família nos pontos apresentados, para que todos os alunos sejam assistidos pelos familiares nas tarefa de casa."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16136_TB3722_12102022231547.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:30:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOEL SANTOS DE OLIVEIRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "MANOEL"
    "autor_email" => "manoeljunioroficial@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-e-suas-interseccoes"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:50:34"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 258
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-e-suas-interseccoes"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg"
        "timbrado" => "62cdb46a287f3_12072022145034.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:50:34"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 258
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-e-suas-interseccoes"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg"
        "timbrado" => "62cdb46a287f3_12072022145034.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:50:34"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 152
                "edicao_id" => 258
                "codigo" => "978-65-86901-72-6"
                "capa" => "63d7c140aabe6_30012023100816.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA MARIA DE CARVALHO (FACULDADE COSMOPOLITA)<br />\r\n
                  CARLOS CORREIA (UFRA)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJU&Iacute;/FASA)<br />\r\n
                  ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n
                  FRANCISCO SOUZA DA SILVA (CUBATAO)<br />\r\n
                  GEOVANE SILVA BELO (UFRA)<br />\r\n
                  HENDY BARBOSA SANTOS (IFRO)<br />\r\n
                  IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n
                  LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n
                  LORENA BRITO DE CASTRO (PPGL- UFPA)<br />\r\n
                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n
                  PATRICIA CEZAR DA CRUZ (UFPA)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA (PUCSP)<br />\r\n
                  WAN&Uacute;BYA DO NASCIMENTO MORAES CAMPELO MOREIRA (UFRA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c140ab467_30012023100816.pdf"
                "arquivo" => "30012023100432-CONEDU---GT-17.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:50:34"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 152
                "edicao_id" => 258
                "codigo" => "978-65-86901-72-6"
                "capa" => "63d7c140aabe6_30012023100816.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA MARIA DE CARVALHO (FACULDADE COSMOPOLITA)<br />\r\n
                  CARLOS CORREIA (UFRA)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJU&Iacute;/FASA)<br />\r\n
                  ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n
                  FRANCISCO SOUZA DA SILVA (CUBATAO)<br />\r\n
                  GEOVANE SILVA BELO (UFRA)<br />\r\n
                  HENDY BARBOSA SANTOS (IFRO)<br />\r\n
                  IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n
                  LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n
                  LORENA BRITO DE CASTRO (PPGL- UFPA)<br />\r\n
                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n
                  PATRICIA CEZAR DA CRUZ (UFPA)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA (PUCSP)<br />\r\n
                  WAN&Uacute;BYA DO NASCIMENTO MORAES CAMPELO MOREIRA (UFRA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c140ab467_30012023100816.pdf"
                "arquivo" => "30012023100432-CONEDU---GT-17.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:50:34"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Neste artigo buscou-se analisar a temática: a participação da família nas tarefas de casa, pois entende-se a tarefa como de suma importância na complementação da aprendizagem dos alunos, sendo assim, objetivou-se especificamente: verificar se a família dialoga com a escola a respeito da tarefa de casa; verificar se as famílias auxiliam os estudantes com os horários de estudo e identificar o acompanhamento da família das atividades dos alunos nos grupos de WhatsApp. Para isso, o percurso metodológico foi organizado a partir de uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo, de natureza descritiva, não-experimental, transversal, e a técnica para coleta de dados foi enquete, tendo como instrumento utilizado questionário com questões dicotômicas. Alguns dos teóricos que a presente pesquisa abarcou foram: Rolim (2018), Forbeloni (2014). A investigação aconteceu em 3 escolas públicas no município de Boninal-BA. Participaram na coleta de dados 88 familiares, 21 professores, 4 coordenadores, 03 diretores. Como resultado da investigação, obteve-se que: 30 familiares correspondente a 34,1% não dialogam com o professor sobre o dever de casa, 6 respondentes (8%) dos familiares pesquisados responderam que não auxiliam o (a) estudante na organização do horário de estudo e 18 familiares, correspondente a 20,43% dos familiares apontaram que não acompanham. Mostrando uma real necessidade do fortalecimento da participação da família nos pontos apresentados, para que todos os alunos sejam assistidos pelos familiares nas tarefa de casa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.