Contextualizando o ensino na atualidade é possível perceber diversas problemáticas no âmago educacional, muitas das quais relacionadas diretamente aos processos de ensino e de aprendizagem nas mais diversas instituições escolares. É perceptível a incessante busca dos docentes por novas metodologias e estratégias que sejam capazes de auxiliá-los no trabalho pedagógico, pois inúmeros discentes apresentam dificuldades consideráveis na construção do conhecimento, essas dificuldades acabam tornando-se obstáculos abissais, motivo pelo qual muitos se sentem desmotivados e até criam verdadeiras apatias pelos espaços escolares, especialmente pela sala de aula. O problema supracitado é uma realidade presente nos mais diversos espaços escolares, diante dessa realidade optamos por realizar uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, voltada para o uso da linguagem radiofônica como estratégia didático-pedagógica no ensino de História. Para tanto, objetivamos realizar um mapeamento dos trabalhos acadêmicos que versam sobre essa temática com a finalidade de identificar a trajetória efetivada por outros pesquisadores. Assim, esta pesquisa visa proporcionar uma visão geral das publicações que abordam a temática supracitada e conhecer as metodologias e estratégias utilizadas nas pesquisas analisadas. Para alcançar o objetivo proposto, adotamos como metodologia a análise dos documentos pesquisados no banco de teses e dissertações da CAPES. No que diz respeito ao seu referencial teórico, esta pesquisa está embasada nos seguintes autores: Perrenoud (2000); Soares (2000); Teixeira e Almeida (2014); Evangelista (2016) e outros. No que concerne aos resultados alcançados, o mapeamento realizado evidenciou a eficácia de estratégias relacionadas a linguagem radiofônica nos processos de ensino e aprendizagem, auxiliando docentes e discentes no desenvolvimento de competências e habilidades primordiais para a sistematização e construção do conhecimento histórico.