O trabalho traz uma experiência de ensino de geografia na Escola Municipal de Tempo Integral Professor Álvaro Costa – EMTIPAC, na Eletiva Geografia de Fortaleza (EGF), do semestre 2022.1, disciplina ligada ao currículo diversificado, que trabalha características geográficas, históricas, culturais, socioambientais e as transformações do tempo e espaço da cidade de Fortaleza, evidenciando a metamorfose do espaço urbano. O ensino e aprendizagem de Geografia leva em consideração os conceitos e categorias de análise da ciência geográfica, dentre eles o conceito de Espaço, logo a EGF, explorou o espaço da cidade como um todo e, em específico, o bairro Cais do Porto, onde se localiza a escola, assim, valorizando o espaço de vida do aluno. Unindo teoria e prática, foi planejada uma trilha urbana no referido bairro, como método de ensino ativo que foge da rotina escolar e trata os espaços já conhecidos pelo aluno como salas de aula à céu aberto. O objetivo geral é trabalhar o espaço urbano perante as transformações espaciais no bairro Cais do Porto, apoiado ao uso de trilhas urbanas. Como metodologia, foram realizadas 1) reuniões de planejamento com a gestão da escolar e a equipe participante da trilha; 2) aulas expositivas e ativas sobre a Geografia de Fortaleza; 3) preparação e simulação da trilha urbana; 4) confecção de mapa do percurso; 5) prática da Trilha urbana; 6) construção de relatório de campo; 7) avaliação da atividade. A prática positiva oportunizou conhecer espaços urbanos da cidade, sobre os quais é possível analisar e discutir o processo de formação espacial de Fortaleza, transformação da cidade, planejamento urbano e demais problemáticas relacionadas.