Este trabalho analisou as dificuldades de aprendizagem dos alunos e as ações de intervenção de uma equipe multidisciplinar consideradas como referências teóricas no estudo sobre a aprendizagem. A justificativa desse tema revela-se atentar para a importância no contexto das intervenções das equipes multiprofissionais e multidisciplinares e das ações pedagógicas para minimização do insucesso escolar. O delineamento metodológico trouxe uma abordagem qualitativa de investigação com levantamento de dados e observação com entrevistas e questionários semiestruturados para melhor considerar a análise. A pesquisa baseou-se em referências teórico-científicas, a partir de legislação específica sobre o tema, normas e diretrizes para a educação brasileira. Os resultados da pesquisa indicaram que as principais dificuldades apresentadas pelos alunos são de ordem psicopedagógica e psicossocial e que o processo ensino–aprendizagem sofre influências de fatores externos que afetam a aprendizagem e o processo cognitivo, as quais os orientadores educacionais procuram, de forma organizada e preventiva, resolver nos espaços escolares. A equipe multidisciplinar traça a intervenção e direcionamento oferecendo condições para que os alunos obtenham um diagnóstico capaz de inferir sobre a ações pedagógicas direcionadas para cada necessidade dos alunos, a partir de intervenções que envolvem investigação de cada sujeito. Estas ações resultam em um diagnóstico mais preciso para a intervenção no processo.