A pandemia da Covid 19 explicitou-se a condição de obsolescência do o sistema educacional vigente, sobretudo a dificuldade em relação a avaliação da aprendizagem dos discentes, pois suas práticas pedagógicas estão majoritariamente ao exame escolar. Diante disso, o objetivo desse estudo é refletir o cenário da avaliação da aprendizagem no período de retomada das atividades presenciais em meio a pandemia da Covid 19. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa que busca refletir os fenômenos educacionais partindo das subjetividades presentes nas instituições de ensino (CIZZOTTI, 2003). Além disso, foi desenvolvido um estudo de caso (ANDRÉ, 2013) do cenário educacional de escolas públicas da educação básica do estado da Bahia, onde foram aplicados questionários para estudantes, docentes, coordenadores pedagógicos e gestores para verificar o cenário da avaliação educacional no Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru (TIPNI). O isolamento social proposto pela pandemia da Covid 19 redefiniu as relações vigentes. No lexema educacional as instituições escolares sofreram um abalo estrutural, pois a prática pedagógica teve que se redefinir para os moldes do ensino remoto. Assim, Nóvoa (2022) denuncia que a escola contemporânea segue a mesma estrutura organizacional do século XIX, entretanto a pandemia da Covid 19 explicitou a necessidade de uma reformulação da relação ensino-aprendizagem. Nesse contexto, uma das instâncias mais afetadas nesse cenário foi a avaliação da aprendizagem escolar, pois não se conseguia tecer um diagnóstico claro dos conhecimentos incorporados pelos discentes (LUCKESI, 2011). Desta forma, ao longo desse texto teceram-se análises sobre a situação da avaliação da aprendizagem nas escolas de educação básica desse território de identidade do semiárido baiano. Para maior rigor científico foram realizadas comparações entre as diferentes óticas presentes nas instituições escolares. Portanto, o trabalho buscou apresentar a realidade da avaliação escolar no período de retomada das atividades pedagógicas presenciais durante a pandemia da Covid 19.