Artigo CONEDU - Ensino e suas intersecções

E-books

ISBN: 978-65-86901-72-6

O CAMINHAR TEÓRICO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOCIAS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS EDIÇÕES DO CONEDU

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2022-07-12 14:50:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91305
    "edicao_id" => 258
    "trabalho_id" => 1785
    "inscrito_id" => 8036
    "titulo" => "O CAMINHAR TEÓRICO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOCIAS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS EDIÇÕES DO CONEDU"
    "resumo" => "O presente artigo consiste na análise da produção científica publicada nos Anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) da primeira a sétima edição, que aborda a teoria da representação social (RS) no processo educativo. A pergunta que norteou a pesquisa foi: "como está sendo abordada a discussão baseada nas representações sociais no âmbito da educação?" Trata-se, portanto, de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. No campo da educação, as RS ganham importância ao auxiliar professores a compreender como os discentes veem a si mesmos nos processos de ensino e aprendizagem. Por conseguinte, os dados para análise foram capturados na Plataforma Espaço Digital no site da Editora Realize onde estão disponibilizados os Anais de todas as edições do CONEDU. Para busca dos dados utilizamos os descritores “Representação Social” e “Representações Sociais” com recorte temporal compreendendo o período de 2014 a 2021, correspondente a primeira e a sétima edição do congresso, respectivamente. Sistematizamos a coleta de dados em duas fases, na primeira fase realizamos a leitura dos títulos, subtítulos e dos resumos dos trabalhos para seleção daqueles que apresentavam os descritores. Seguido da segunda fase, com a leitura dos trabalhos na íntegra. A observação dos artigos foi realizada a partir dos fichamentos (os quais continham o título, grupo de trabalho (GT), modalidade de submissão do trabalho, ano de publicação, instituição de origem, objetivo, metodologia, principais autores do referencial teórico, resultados) em análise qualitativa, objetivando identificar as seguintes perspectivas: foco de discussão, abordagem metodológica, referencial teórico e resultados como categorias definidas a priori. Os resultados indicam um total de sessenta e sete trabalhos sobre RS, com maior número de pesquisas nos anos de 2018 e 2019 totalizando vinte e nove produções. Os resultados também apontaram uma predominância das pesquisas no âmbito da formação de professores, totalizando vinte e dois trabalhos."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID8036_TB1785_14072022205513.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:30:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATHALYA"
    "autor_email" => "nathalya_marillya@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-e-suas-interseccoes"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:50:34"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91305
    "edicao_id" => 258
    "trabalho_id" => 1785
    "inscrito_id" => 8036
    "titulo" => "O CAMINHAR TEÓRICO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOCIAS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS EDIÇÕES DO CONEDU"
    "resumo" => "O presente artigo consiste na análise da produção científica publicada nos Anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) da primeira a sétima edição, que aborda a teoria da representação social (RS) no processo educativo. A pergunta que norteou a pesquisa foi: "como está sendo abordada a discussão baseada nas representações sociais no âmbito da educação?" Trata-se, portanto, de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. No campo da educação, as RS ganham importância ao auxiliar professores a compreender como os discentes veem a si mesmos nos processos de ensino e aprendizagem. Por conseguinte, os dados para análise foram capturados na Plataforma Espaço Digital no site da Editora Realize onde estão disponibilizados os Anais de todas as edições do CONEDU. Para busca dos dados utilizamos os descritores “Representação Social” e “Representações Sociais” com recorte temporal compreendendo o período de 2014 a 2021, correspondente a primeira e a sétima edição do congresso, respectivamente. Sistematizamos a coleta de dados em duas fases, na primeira fase realizamos a leitura dos títulos, subtítulos e dos resumos dos trabalhos para seleção daqueles que apresentavam os descritores. Seguido da segunda fase, com a leitura dos trabalhos na íntegra. A observação dos artigos foi realizada a partir dos fichamentos (os quais continham o título, grupo de trabalho (GT), modalidade de submissão do trabalho, ano de publicação, instituição de origem, objetivo, metodologia, principais autores do referencial teórico, resultados) em análise qualitativa, objetivando identificar as seguintes perspectivas: foco de discussão, abordagem metodológica, referencial teórico e resultados como categorias definidas a priori. Os resultados indicam um total de sessenta e sete trabalhos sobre RS, com maior número de pesquisas nos anos de 2018 e 2019 totalizando vinte e nove produções. Os resultados também apontaram uma predominância das pesquisas no âmbito da formação de professores, totalizando vinte e dois trabalhos."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID8036_TB1785_14072022205513.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:30:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATHALYA"
    "autor_email" => "nathalya_marillya@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-e-suas-interseccoes"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:50:34"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 258
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-e-suas-interseccoes"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg"
        "timbrado" => "62cdb46a287f3_12072022145034.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:50:34"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 258
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-e-suas-interseccoes"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg"
        "timbrado" => "62cdb46a287f3_12072022145034.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:50:34"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 152
                "edicao_id" => 258
                "codigo" => "978-65-86901-72-6"
                "capa" => "63d7c140aabe6_30012023100816.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA MARIA DE CARVALHO (FACULDADE COSMOPOLITA)<br />\r\n
                  CARLOS CORREIA (UFRA)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJU&Iacute;/FASA)<br />\r\n
                  ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n
                  FRANCISCO SOUZA DA SILVA (CUBATAO)<br />\r\n
                  GEOVANE SILVA BELO (UFRA)<br />\r\n
                  HENDY BARBOSA SANTOS (IFRO)<br />\r\n
                  IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n
                  LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n
                  LORENA BRITO DE CASTRO (PPGL- UFPA)<br />\r\n
                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n
                  PATRICIA CEZAR DA CRUZ (UFPA)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA (PUCSP)<br />\r\n
                  WAN&Uacute;BYA DO NASCIMENTO MORAES CAMPELO MOREIRA (UFRA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c140ab467_30012023100816.pdf"
                "arquivo" => "30012023100432-CONEDU---GT-17.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:50:34"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 152
                "edicao_id" => 258
                "codigo" => "978-65-86901-72-6"
                "capa" => "63d7c140aabe6_30012023100816.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA MARIA DE CARVALHO (FACULDADE COSMOPOLITA)<br />\r\n
                  CARLOS CORREIA (UFRA)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJU&Iacute;/FASA)<br />\r\n
                  ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n
                  FRANCISCO SOUZA DA SILVA (CUBATAO)<br />\r\n
                  GEOVANE SILVA BELO (UFRA)<br />\r\n
                  HENDY BARBOSA SANTOS (IFRO)<br />\r\n
                  IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n
                  LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n
                  LORENA BRITO DE CASTRO (PPGL- UFPA)<br />\r\n
                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n
                  PATRICIA CEZAR DA CRUZ (UFPA)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA (PUCSP)<br />\r\n
                  WAN&Uacute;BYA DO NASCIMENTO MORAES CAMPELO MOREIRA (UFRA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c140ab467_30012023100816.pdf"
                "arquivo" => "30012023100432-CONEDU---GT-17.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:50:34"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O presente artigo consiste na análise da produção científica publicada nos Anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) da primeira a sétima edição, que aborda a teoria da representação social (RS) no processo educativo. A pergunta que norteou a pesquisa foi: "como está sendo abordada a discussão baseada nas representações sociais no âmbito da educação?" Trata-se, portanto, de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. No campo da educação, as RS ganham importância ao auxiliar professores a compreender como os discentes veem a si mesmos nos processos de ensino e aprendizagem. Por conseguinte, os dados para análise foram capturados na Plataforma Espaço Digital no site da Editora Realize onde estão disponibilizados os Anais de todas as edições do CONEDU. Para busca dos dados utilizamos os descritores “Representação Social” e “Representações Sociais” com recorte temporal compreendendo o período de 2014 a 2021, correspondente a primeira e a sétima edição do congresso, respectivamente. Sistematizamos a coleta de dados em duas fases, na primeira fase realizamos a leitura dos títulos, subtítulos e dos resumos dos trabalhos para seleção daqueles que apresentavam os descritores. Seguido da segunda fase, com a leitura dos trabalhos na íntegra. A observação dos artigos foi realizada a partir dos fichamentos (os quais continham o título, grupo de trabalho (GT), modalidade de submissão do trabalho, ano de publicação, instituição de origem, objetivo, metodologia, principais autores do referencial teórico, resultados) em análise qualitativa, objetivando identificar as seguintes perspectivas: foco de discussão, abordagem metodológica, referencial teórico e resultados como categorias definidas a priori. Os resultados indicam um total de sessenta e sete trabalhos sobre RS, com maior número de pesquisas nos anos de 2018 e 2019 totalizando vinte e nove produções. Os resultados também apontaram uma predominância das pesquisas no âmbito da formação de professores, totalizando vinte e dois trabalhos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.