O presente artigo consiste na análise da produção científica publicada nos Anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) da primeira a sétima edição, que aborda a teoria da representação social (RS) no processo educativo. A pergunta que norteou a pesquisa foi: "como está sendo abordada a discussão baseada nas representações sociais no âmbito da educação?" Trata-se, portanto, de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. No campo da educação, as RS ganham importância ao auxiliar professores a compreender como os discentes veem a si mesmos nos processos de ensino e aprendizagem. Por conseguinte, os dados para análise foram capturados na Plataforma Espaço Digital no site da Editora Realize onde estão disponibilizados os Anais de todas as edições do CONEDU. Para busca dos dados utilizamos os descritores “Representação Social” e “Representações Sociais” com recorte temporal compreendendo o período de 2014 a 2021, correspondente a primeira e a sétima edição do congresso, respectivamente. Sistematizamos a coleta de dados em duas fases, na primeira fase realizamos a leitura dos títulos, subtítulos e dos resumos dos trabalhos para seleção daqueles que apresentavam os descritores. Seguido da segunda fase, com a leitura dos trabalhos na íntegra. A observação dos artigos foi realizada a partir dos fichamentos (os quais continham o título, grupo de trabalho (GT), modalidade de submissão do trabalho, ano de publicação, instituição de origem, objetivo, metodologia, principais autores do referencial teórico, resultados) em análise qualitativa, objetivando identificar as seguintes perspectivas: foco de discussão, abordagem metodológica, referencial teórico e resultados como categorias definidas a priori. Os resultados indicam um total de sessenta e sete trabalhos sobre RS, com maior número de pesquisas nos anos de 2018 e 2019 totalizando vinte e nove produções. Os resultados também apontaram uma predominância das pesquisas no âmbito da formação de professores, totalizando vinte e dois trabalhos.