O presente estudo foi consolidado no início das aulas presenciais no ano de 2022, quando foi disponibilizada uma capacitação na Creche Escola Parque Imperial, situada na zona central da cidade de Campos dos Goytacazes, mediada por um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina. Estes alunos cursam o sétimo período e são acompanhados pelo professor orientador, responsável pelo curso. A Lei nº 13.722 (Lei Lucas) estabelece a obrigatoriedade da “capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil”. Como metodologia adotou-se uma abordagem de natureza qualitativa e quantitativa, apoiada no procedimento técnico de pesquisa bibliográfica orientada por Gil (2012). O estudo está teoricamente baseado nos artigos e leis que versam sobre a temática que defendem a importância da capacitação para os profissionais inseridos na Educação Infantil e os seus benefícios, tais como: Moraes; Silva (2014), Neto Galindo, et al. (2017); Cabral; Oliveira (2019) dentre outros. Desta forma, considera-se que é primordial a formação da equipe escolar no que se refere a Lei supracitada. Portanto, o professor precisa estar ciente de seu comprometimento com a vida dos alunos, conscientes de suas responsabilidades tanto de educar como de cuidar, e principalmente de socorrer em casos de necessidade.