GUIMARÃES, Diego et al.. A filosofia existencial a partir de poemas. CONEDU - Ensino e suas intersecções... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/91300>. Acesso em: 26/12/2024 18:00
Este artigo descreve um projeto que foi desenvolvido com alunos do 3o ano do ensino médio durante o ano de 2021, a qual envolveu o ensino de filosofia da existência através de poemas. O principal objetivo foi fazer com que os estudantes adquirissem maior domínio de habilidades socioemocionais que reflitam no cotidiano deles. Para tanto, a interface entre filosofia e poesia mostrou-se fértil na medida em que os poemas escolhidos possibilitaram apresentar reflexões existenciais de uma maneira acessível aos alunos, contribuindo tanto para o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre o lugar deles no mundo quanto para o desenvolvimento da competência leitora. As principais referências para o desenvolvimento do trabalho foram: a obra Letramento literário (2009), de Rildo Cosson, e textos selecionados de Soren Kierkegaard, Jean-Paul Sartre, Albert Camus, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Manoel de Barros.. Finalizada a ação, foi possível constatar o fortalecimento de habilidades socioemocionais que foram especialmente demandadas dos alunos durante o período de pandemia (sobretudo no que dizem respeito à autonomia, à individualidade e à solidariedade).