É objetivo de nossas reflexões apresentar uma proposta de leitura em sala de aula que prioriza a experiência literária. Para tanto, está em nosso horizonte, a partir da análise do videojogo Journey, lançado pela Thatgamecompany para Playstation 3 em 2012, a tentativa de construção de uma proposta de trabalho que visa incorporar o uso de novas tecnologias de produção narrativa aos Círculos de Leitura, no intuito de despertar o interesse dos alunos de Ensino Médio para a leitura literária. Através da realização de uma pesquisa bibliográfica, partimos da percepção de como as mudanças nas tecnologias de comunicação ocorridas nos últimos tempos trouxeram transformações significativas para os regimes de representação baseados nos códigos da letra e da escrita, provocando reflexões sobre as materialidades da literatura, principalmente em âmbito narrativo, com reflexos tanto na investigação das formas literárias passadas, como das formas literárias atuais. Acreditamos que o uso das novas tecnologias, em especial, do videojogo, presentes na vivência dos jovens, pode contribuir para o ensino de Literatura e para a aproximação deste público a outras fontes de leitura literária.