JOURNEY EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA DO VIDEOJOGO
"2022-07-12 14:50:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91299 "edicao_id" => 258 "trabalho_id" => 1624 "inscrito_id" => 13489 "titulo" => "JOURNEY EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA DO VIDEOJOGO" "resumo" => "É objetivo de nossas reflexões apresentar uma proposta de leitura em sala de aula que prioriza a experiência literária. Para tanto, está em nosso horizonte, a partir da análise do videojogo Journey, lançado pela Thatgamecompany para Playstation 3 em 2012, a tentativa de construção de uma proposta de trabalho que visa incorporar o uso de novas tecnologias de produção narrativa aos Círculos de Leitura, no intuito de despertar o interesse dos alunos de Ensino Médio para a leitura literária. Através da realização de uma pesquisa bibliográfica, partimos da percepção de como as mudanças nas tecnologias de comunicação ocorridas nos últimos tempos trouxeram transformações significativas para os regimes de representação baseados nos códigos da letra e da escrita, provocando reflexões sobre as materialidades da literatura, principalmente em âmbito narrativo, com reflexos tanto na investigação das formas literárias passadas, como das formas literárias atuais. Acreditamos que o uso das novas tecnologias, em especial, do videojogo, presentes na vivência dos jovens, pode contribuir para o ensino de Literatura e para a aproximação deste público a outras fontes de leitura literária." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13489_TB1624_12072022112059.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:30:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEYSEANE PEREIRA DOS SANTOS ARAUJO" "autor_nome_curto" => "DEYSEANE PEREIR" "autor_email" => "deyseaneps@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-e-suas-interseccoes" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:50:34" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91299 "edicao_id" => 258 "trabalho_id" => 1624 "inscrito_id" => 13489 "titulo" => "JOURNEY EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA DO VIDEOJOGO" "resumo" => "É objetivo de nossas reflexões apresentar uma proposta de leitura em sala de aula que prioriza a experiência literária. Para tanto, está em nosso horizonte, a partir da análise do videojogo Journey, lançado pela Thatgamecompany para Playstation 3 em 2012, a tentativa de construção de uma proposta de trabalho que visa incorporar o uso de novas tecnologias de produção narrativa aos Círculos de Leitura, no intuito de despertar o interesse dos alunos de Ensino Médio para a leitura literária. Através da realização de uma pesquisa bibliográfica, partimos da percepção de como as mudanças nas tecnologias de comunicação ocorridas nos últimos tempos trouxeram transformações significativas para os regimes de representação baseados nos códigos da letra e da escrita, provocando reflexões sobre as materialidades da literatura, principalmente em âmbito narrativo, com reflexos tanto na investigação das formas literárias passadas, como das formas literárias atuais. Acreditamos que o uso das novas tecnologias, em especial, do videojogo, presentes na vivência dos jovens, pode contribuir para o ensino de Literatura e para a aproximação deste público a outras fontes de leitura literária." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13489_TB1624_12072022112059.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:30:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEYSEANE PEREIRA DOS SANTOS ARAUJO" "autor_nome_curto" => "DEYSEANE PEREIR" "autor_email" => "deyseaneps@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "ensino-e-suas-interseccoes" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:50:34" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 258 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-e-suas-interseccoes" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17" "logo" => null "capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg" "timbrado" => "62cdb46a287f3_12072022145034.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:50:34" "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 258 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "ensino-e-suas-interseccoes" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17" "logo" => null "capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg" "timbrado" => "62cdb46a287f3_12072022145034.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:50:34" "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 152 "edicao_id" => 258 "codigo" => "978-65-86901-72-6" "capa" => "63d7c140aabe6_30012023100816.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THAÍS FERNANDES DE AMORIM """ "conselho_editorial" => """ ANA MARIA DE CARVALHO (FACULDADE COSMOPOLITA)<br />\r\n CARLOS CORREIA (UFRA)<br />\r\n CLÁUDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUÍ/FASA)<br />\r\n ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n FRANCISCO SOUZA DA SILVA (CUBATAO)<br />\r\n GEOVANE SILVA BELO (UFRA)<br />\r\n HENDY BARBOSA SANTOS (IFRO)<br />\r\n IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n LORENA BRITO DE CASTRO (PPGL- UFPA)<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n PATRICIA CEZAR DA CRUZ (UFPA)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA (PUCSP)<br />\r\n WANÚBYA DO NASCIMENTO MORAES CAMPELO MOREIRA (UFRA) """ "ficha_catalografica" => "63d7c140ab467_30012023100816.pdf" "arquivo" => "30012023100432-CONEDU---GT-17.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:50:34" "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 152 "edicao_id" => 258 "codigo" => "978-65-86901-72-6" "capa" => "63d7c140aabe6_30012023100816.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n THAÍS FERNANDES DE AMORIM """ "conselho_editorial" => """ ANA MARIA DE CARVALHO (FACULDADE COSMOPOLITA)<br />\r\n CARLOS CORREIA (UFRA)<br />\r\n CLÁUDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUÍ/FASA)<br />\r\n ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n FRANCISCO SOUZA DA SILVA (CUBATAO)<br />\r\n GEOVANE SILVA BELO (UFRA)<br />\r\n HENDY BARBOSA SANTOS (IFRO)<br />\r\n IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n LORENA BRITO DE CASTRO (PPGL- UFPA)<br />\r\n MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n PATRICIA CEZAR DA CRUZ (UFPA)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA (PUCSP)<br />\r\n WANÚBYA DO NASCIMENTO MORAES CAMPELO MOREIRA (UFRA) """ "ficha_catalografica" => "63d7c140ab467_30012023100816.pdf" "arquivo" => "30012023100432-CONEDU---GT-17.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:50:34" "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }