Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a importância da avaliação da aprendizagem enquanto processo e no tocante a diversificação de instrumentos avaliativos no Ensino Superior durante o período remoto em decorrência da COVID19. Para tanto, o estudo contou com teóricos que abordam acerca da temática em questão, tais como: Perrenoud (1993), Hoffman (2002), Luckesi (2002), Vasconcelos (2000), Kenski (1994), Rodrigues (2020), entre outros. A metodologia da investigação baseou-se na abordagem qualitativa, com a realização de questionário com perguntas abertas via formulário Google Forms aos professores atuantes durante o ensino remoto em uma instituição de Ensino Superior privada na cidade de Chapadinha - MA. Os resultados apontaram que os professores tiveram que enfrentar e superar dificuldades quanto a elaboração e acompanhamento dos instrumentos avaliativos construídos considerando o período pandêmico. Foi notável que mesmo no Ensino Superior a avaliação da aprendizagem ainda é caracterizada por momentos “ritualísticos” ligados meramente a exigências de notas perdendo o objetivo de acompanhamento da aprendizagem dos alunos, ponto crucial dado as peculiaridades das mediações propostas durante o remoto.