A necessidade de desenvolvimento pessoal constante nos faz repensar o papel da escola e das transformações necessárias para a aprendizagem do sujeito. O Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surgem como uma proposta pedagógica com um currículo que dialogue mais com os estudantes e promovam seu desenvolvimento integral. Com o objetivo de contribuir com a implementação do Novo Ensino Médio em Pernambuco, o presente estudo buscou trazer elementos referentes a atuação do professor-tutor especialista de ciências da natureza e suas tecnologias na perspectiva das comunidades de aprendizagem na implementação do Novo Ensino Médio no ano de 2022 no estado de Pernambuco. Como metodologia de pesquisa este trabalho propões realizar uma análise qualitativa da literatura a respeito da tutoria na Escola da Ponte (Portugal) e avaliar as possibilidades de implementação nas escolas de nível médio para o acompanhamento dos itinerários formativos (IF). Diante dos desafios do Novo Ensino Médio e das reflexões realizadas no estudo, concluímos que a tutoria na perspectiva das comunidades de aprendizagem mostrou-se possível de ser implantada em vários aspectos, principalmente para engajar os estudantes formando equipes de pesquisa. O roteiro de estudo proposto terá papel fundamental nesse processo e os temas geradores das unidades curriculares, obrigatórias e optativas, serão o ponto de partida definidora da aprendizagem significativa. Para isso é necessário engajamento de toda escola e principalmente dos professores especialistas que irão atuar como professor-tutor na perspectiva das comunidades de aprendizagem. Necessitando para este fim um de uma organização do espaço e tempo escolar e de um maior engajamento da comunidade. Faz-se necessário a práxis para uma maior reflexão quanto a proposta apresentada.