O PRESENTE TRABALHO INVESTIGA O DISCURSO E A ATIVIDADE DE PROFESSORES ESTAGIÁRIOS DE FRANCÊS – SUJEITOS DA PESQUISA DE MESTRADO DE LOPES (2017) – QUE VIVENCIARAM UM PROCESSO DIALÓGICO E REFLEXIVO DE ANÁLISE DE SITUAÇÃO DO TRABALHO DENOMINADO DE AUTOCONFRONTAÇÃO. A PARTIR DE NOSSA INVESTIGAÇÃO, OBJETIVAMOS IDENTIFICAR COMO OS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS COMPREENDEM A IMPORTÂNCIA DO USO DOS GESTOS PARA A CONSTRUÇÃO DOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS NA ATIVIDADE PROFESSORAL. PARA ISSO, RECORREMOS AOS ESTUDOS DA LINGUÍSTICA APLICADA (CELANI, 1988; MOITA LOPES, 2013, RAJAGOPALAN, 2013), DAS CIÊNCIAS DO TRABALHO (AMIGUES, 2004; CLOT, 2007, 2008), DA AUTOCONFRONTAÇÃO (CLOT ET AL., 2001; VIEIRA; FAÏTA, 2003) E DOS ESTUDOS BAKHTINIANOS DA LINGUAGEM (BAKHTIN, 2013, 2015; BRAIT, 2009, 2013; VOLÓCHINOV, 2018). A ANÁLISE DO DISCURSO PRODUZIDOS PELOS SUJEITOS DE PESQUISA APONTOU QUE O GESTO É CONSIDERADO UM IMPORTANTE ELEMENTO NA ATIVIDADE PROFESSORAL, SUBSTITUINDO, POR VEZES, O EMPREGO DE ENUNCIADOS VERBAIS E AJUDANDO OS PROFESSORES A SUPERAR EVENTUAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS AO REALIZAR AS PRESCRIÇÕES.