O PRESENTE ARTIGO RESULTA DE PESQUISA REALIZADA COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR E OBJETIVA APRESENTAR ESTRATÉGIAS E MEIOS DE GAMIFICAÇÃO COM O USO DO RECURSO QR CODE NO ENSINO DA MATEMÁTICA. TRATA DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ADOTADA DURANTE ATIVIDADES DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA, NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DE UMA FACULDADE PRIVADA, LOCALIZADA NA CIDADE DE SÃO LUÍS - MA. A INICIATIVA DEU-SE PELAS NECESSIDADES DE INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA E O UNIVERSO DIGITAL ATRAVÉS DE UMA PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO. A PESQUISA TEM CARÁTER QUALITATIVO E ANALISA A FERRAMENTA QR CODE COMO METODOLOGIA DE PROMOÇÃO E COLABORAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DIRECIONADO AO ENSINO DE MATEMÁTICA. ENFATIZA AINDA AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS E AS METODOLOGIAS ATIVAS DIRECIONADAS A ABORDAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS COMO ELEMENTOS DE APROPRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. COMO RESULTADOS, REGISTRAMOS QUE A METODOLOGIA UTILIZADA É UM GRANDE DIFERENCIAL NA EXECUÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, PODENDO SER TAMBÉM REPRODUZIDA POR OUTROS PROFESSORES QUE QUEIRAM DINAMIZAR SUAS AULAS E NÃO TENHAM AS CONDIÇÕES FAVORÁVEIS PARA A ELABORAÇÃO DESSE TIPO DE ATIVIDADE PELA AUSÊNCIA DE INTERNET NO ESPAÇO DISPONÍVEL.