A SOCIEDADE É UM GRANDE CENÁRIO DE CONTEMPLAÇÃO COTIDIANA DAS ARTES EM SUAS VÁRIAS EXPRESSÕES, INCLUINDO A EXPRESSÃO VISUAL QUE ADENTRA OS ESPAÇOS ESCOLARES DE VARIADAS FORMAS. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL INVESTIGAR O IMPACTO DA ALFABETIZAÇÃO VISUAL NO DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS RELACIONADOS À ALFABETIZAÇÃO VERBAL EM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA TANTO, DE MODO A RESPONDER AO OBJETIVO PROPOSTO, ADOTAMOS COMO APORTE METODOLÓGICO UMA ANÁLISE DOCUMENTAL E A APLICAÇÃO DE ENTREVISTA, AMBAS ANALISADAS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTERPRETATIVISTA DE CUNHO QUALITATIVO. APÓS A ANÁLISE DOS DADOS GERADOS, CONSTATOU-SE UMA MAIOR ABERTURA DO PROJETO EMBASADO NA ALFABETIZAÇÃO VISUAL COM OUTRAS ÁREAS DO SABER, INCLUINDO NESSE ESCOPO INTERDISCIPLINAR A RELAÇÃO DAS ARTES VISUAIS COM A ALFABETIZAÇÃO VERBAL ORIENTA PELAS DEMANDAS DAS CRIANÇAS EM CONHECER O NOME DAS LETRAS, OS TRAÇOS DAS LETRAS E O SEU RECONHECIMENTO NA ESCRITA.