O BULLYING É UM GRAVE PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA QUE ATINGE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE TODO O MUNDO, COM SÉRIAS CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS, SOCIAIS E AFETIVAS PARA OS DIFERENTES ATORES ENVOLVIDOS. UM DOS EFEITOS MAIS NOCIVAS DESTE FENÔMENO, QUE TEM SIDO ALVO DO INTERESSE DE DIVERSOS PESQUISADORES, É O SUICÍDIO QUE VEM AUMENTANDO CONSIDERAVELMENTE ENTRE ADOLESCENTES. DESSE MODO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU TRAÇAR RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS DO BULLYING E DO SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA E APRESENTAR UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO QUE SE BASEIA NO DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE EMPÁTICA PARA A PREVENÇÃO DESSES FENÔMENOS NO AMBIENTE EDUCACIONAL. TRATA-SE DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, DE NATUREZA QUALITATIVA, DO TIPO DESCRITIVA, QUE PODERÁ SER REALIZADA COM ADOLESCENTES E JOVENS DO ENSINO MÉDIO, INSPIRADA EM TRABALHOS ANTERIORES QUE DEMONSTRARAM QUE É POSSÍVEL PROMOVER A EMPATIA EM SALA DE AULA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. A INTERVENÇÃO APRESENTADA DEVERÁ ACONTECER EM 4 ETAPAS: (1) AQUECIMENTO, ONDE OCORRE A SENSIBILIZAÇÃO E INTRODUÇÃO DOS PARTICIPANTES NO TEMA A SER TRABALHADO; (2) DRAMATIZAÇÃO, MOMENTO EM QUE OS PARTICIPANTES SERÃO ESTIMULADOS A EXPERIMENTAR O LUGAR DO OUTRO VISANDO O DESENVOLVIMENTO DA EMPATIA; (3) COMPARTILHAR, ONDE SERÁ REALIZADA A REFLEXÃO E DISCUSSÃO ACERCA DO QUE FOI EXPERIENCIADO; E, (4) COMPORTAMENTO PRÓ-SOCIAL, ETAPA EM QUE OS PARTICIPANTES SÃO INCENTIVADOS A PRATICAR O QUE APRENDERAM. POR FIM, DISCUTE-SE QUE A ESCOLA NÃO É APENAS UM AMBIENTE PARA A TRANSMISSÃO PASSIVA DE CONHECIMENTOS ACADÊMICOS, MAS SIM, UM LOCAL PARA A FORMAÇÃO DE SUJEITOS AUTÔNOMOS, COMPROMETIDOS SOCIALMENTE E HABILITADOS PARA A CONVIVÊNCIA INTERPESSOAL.