NESTE TRABALHO DISCORREMOS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - PRP NO ÂMBITO DO PROJETO “ESCOLA RESIDÊNCIA E RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM SÃO LUÍS - MA”, DISPONDO COMO PONTO NORTEADOR O PROFESSOR EM FORMAÇÃO (O RESIDENTE) E O POSICIONAMENTO CRÍTICO PARA FAZER RACIOCINAR GEOGRAFICAMENTE, TENDO EM VISTA O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO COMO UMA CIÊNCIA CRÍTICA QUE PERNEIA AS DISCUSSÕES NOS DIVERSOS CAMPOS CIENTÍFICOS DA EDUCAÇÃO, POLÍTICA, DIREITOS SOCIAIS ENTRE OUTROS, TRAZENDO A LUZ AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS EM SEUS DIA A DIA, E DOS PROFESSORES EM SALA, COM A GEOGRAFIA SEUS FUNDAMENTOS CONCEITUAIS, BASES DE ESTUDO, E SUA INFLUÊNCIA NA VIDA SOCIAL E CULTURAL DOS ESTUDANTES, TENDO COMO CUNHO NORTEADOR A DISCUSSÃO DA CRÍTICA, DO QUESTIONAR, ESPECIFICAMENTE NO QUE TRATA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS, SUAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES (BRASIL, 2018). ASSIM BUSCOU-SE OBSERVAR E REGISTRAR FOTOGRAFICAMENTE O COMPORTAMENTO, BEM COMO AS ATIVIDADES INDIVIDUAIS E GRUPAIS DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS E PROFESSORES NA CETI MENINO JESUS DE PRAGA, ASSIM BUSCOU-SE TRABALHAR COM A REALIDADE LOCAL, TRAZENDO SITUAÇÕES COTIDIANAS, COMPARTILHANDO NOVAS IDEIAS E SABERES, DAS QUAIS SE PÔDE TIRAR PROVEITO, VISANDO SUPERAR DIFICULDADES QUE SE APRESENTARAM DIARIAMENTE.