ESTE ARTIGO OBJETIVA REFLETIR ACERCA DO FAZER LITER?RIO NA VIDA DOS IDOSOS, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DA OFICINA INTITULADA ?LITERATURA N?O TEM IDADE?, A??O DO PROJETO DE EXTENS?O ?TECITURAS, DI?LOGOS ENTRE LITERATURA, M?SICA E CULTURA?, DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZ?NIA-UFRA, CAMPUS TOM? A?U/PA. O LETRAMENTO LITER?RIO DE IDOSOS ? COMPREENDIDO COMO A??O VIVENCIADA E EXPERIMENTADA EM DIFERENTES VIESES. UMA INVESTIDA QUE PRECISA, MUITAS VEZES, SER CONQUISTADA, TENDO EM VISTA QUE MUITO IDOSOS N?O PASSARAM POR PR?TICAS DE LEITURA E ESCRITA SIGNIFICATIVAS, TAIS COMO AQUELAS QUE OS TEXTOS LITER?RIOS POSSIBILITAM, AO PROPORCIONAREM REFLETIR E VIAJAR POR DIVERSOS TEMAS, G?NEROS, ESPA?OS DE PR?TICAS VERBAIS, NOS TERMOS DA AN?LISE DO DISCURSO. TAL DISCUSS?O, PORTANTO, ? SUBSIDIADA NAS DISCUSS?ES DA AD (MAINGUENEAU, 1987, 2004), FOUCAULT (1981), P?CHEUX (1990) E NO DEBATE ACERCA DO PAPEL DA LITERATURA (LAJOLO, 2018) NO QUE TANGE AO DISCURSO LITER?RIO (UMA VEZ QUE A DELIMITA??O DO QUE SERIA OU N?O LITERATURA DEPENDE DE CADA POSICIONAMENTO E DE CADA G?NERO NO INTERIOR DE CERTO REGIME DA PRODU??O DISCURSIVA).