TANTO A LEGISLAÇÃO VIGENTE QUANDO A COMUNIDADE CIENTÍFICA DIRECIONA PARA A NECESSIDADE DE MUDANÇA NO CENÁRIO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE FÍSICA PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE À DIMENSÃO INVESTIGATIVA DADA A CIÊNCIA A SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO. DESSA FORMA, O LABORATÓRIO DIDÁTICO DESSE COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO TENDE A FACILITAR A INCLUSÃO DE DESSES CONCEITOS. NESSE SENTIDO, BUSCOU-SE IDENTIFICAR OS FATORES QUE TÊM INFLUENCIADO A NÃO UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO NAS ESCOLAS DESSE NÍVEL DE ENSINO, DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM. REALIZOU-SE UMA PESQUISA EM TRÊS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DESTE MUNICÍPIO E COM ONZE PROFESSORES QUE MINISTRARAM AULAS DE FÍSICA NELAS. PARA ISSO FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS, UM APLICADO NA SECRETARIA ESCOLAR E OUTRO AOS PROFESSORES. COMO RESULTADO, ALÉM DA INSUFICIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO, INFLUENCIA PARA ISSO A SUPERLOTAÇÃO DE ALUNOS POR TURMA, O DÉFICIT DE TEMPO PARA CUMPRIR O PROGRAMA AGRAVADO PELO REGISTRO ERRÔNEO DE CARGA HORÁRIA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DISTINTA DA ÁREA JUSTIFICANDO A FALTA DE CAPACITAÇÃO PARA O UTILIZAR.