NO PRESENTE ESTUDO ANALISAMOS QUESTÕES RELATIVAS A PRÁXIS PEDAGÓGICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE SABERES, BEM COMO A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA, A PARTIR DE LEVANTAMENTOS DE QUESTÕES PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. O ESTUDO DISCORRE SOBRE A FORMAÇÃO EM SERVIÇO, NA PERSPECTIVA DIALÉTICA QUE ENFOCA A PRÁXIS COMO FENÔMENO DO TRABALHO DOCENTE, CAPAZ DE TRANSFORMAR E FORMAR. PARA TANTO, ENFATIZAMOS O MOVIMENTO VIVIDO POR 11 (ONZE) DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA E REDE ESTADUAL DO CEARÁ, CONTRIBUINDO COM O OBJETIVO DE ANALISAR O POTENCIAL DA PRÁXIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE, E ASSIM, COMPREENDER OS ASPECTOS RELEVANTES QUE INFLUENCIAM NA TESSITURA ENTRE TEORIA E PRÁTICA. UTILIZAMOS UMA PESQUISA QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA, PARA FUNDAMENTAR O PROCESSO INVESTIGATIVO, QUE PARTE DA PREMISSA DE QUE A ATIVIDADE DOCENTE É A PRÁXIS, QUE POR SUA VEZ, É A REFLEXÃO DA AÇÃO, E ASSIM APRESENTA A IMPORTÂNCIA DESSA REFLEXÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE. PELO EXAMINADO, PERCEBEMOS QUE A FORMAÇÃO NÃO SE DÁ APENAS COM O CONHECIMENTO TEÓRICO, PORTANTO, PRECISA VALORIZAR A CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS, QUE POR SUA VEZ, É ADQUIRIDA NAS EXPERIÊNCIAS, NO APRENDER FAZENDO, DESENVOLVENDO A CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DE SUAS PRÓPRIAS ATITUDES, LOGO, DEVE SER ENTENDIDA COMO FENÔMENO FORMADOR DOCENTE.