O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA DISCUTIR O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DAS ASSISTENTES SOCIAIS ATUANTES NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO E NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, NO ÂMBITO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, ESPECIFICAMENTE NO TRABALHO VOLTADO PARA A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NAS RESPECTIVAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, NO CONTEXTO DA COVID-19. PARA DESENVOLVER O ARTIGO, NOS PAUTAMOS EM ALGUNS ESTUDIOSOS QUE TRATAM DA RESPECTIVA TEMÁTICA, BEM COMO NAS CONTRIBUIÇÕES EXPERIENCIADAS PELAS PROFISSIONAIS NESSES ESPAÇOS EDUCACIONAIS. DESSA FORMA, A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTE NO RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS PROFISSIONAIS DO SERVIÇO SOCIAL DESSES ESPAÇOS ACERCA DO TRABALHO REMOTO DIANTE DA NECESSIDADE DO ISOLAMENTO SOCIAL, CONFORME ORIENTAÇÕES DO COMITÊ DE MEDIDAS PREVENTIVAS SOBRE O COVID-19 (PORTARIAS IFMT Nº 647, DE 12 DE MARÇO DE 2020 E OFÍCIO CIRCULAR Nº 6/2020 - RTR-DSGP/RTR/IFMT) E RECOMENDAÇÕES DO COMITÊ DE PREVENÇÃO COVID-19/UFMT (PORTARIA Nº 165, DE 16 DE MARÇO DE 2020 E PORTARIA Nº 192 DE 07 DE ABRIL DE 2020), TENDO COMO DIRECIONAMENTO AS MEDIDAS ADOTADAS PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. OS DADOS DEMONSTRAM QUE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DAS ASSISTENTES SOCIAIS É DIRETAMENTE IMPACTADO POR ESSA CRISE SANITÁRIA, EVIDENCIANDO A NECESSIDADE DE INVESTIMENTO DE RECURSOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, NO QUE SE REFERE À AMPLIAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL PARA O ATENDIMENTO DAS DEMANDAS DOS ESTUDANTES; BEM COMO A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS, NO SENTIDO DE CONTRIBUIR DE FORMA MAIS EFETIVA PARA A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NESSES ESPAÇOS.