É PRECISO ESTIMULAR A REINVENÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE E DA ESCOLA, ATRAVÉS DO DIÁLOGO COLETIVO. E ESSE TRABALHO NÃO PODE SER REALIZADO APENAS DENTRO DAS ESCOLAS, É O PERÍODO DE FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES QUE PRECISA OFERECER MOMENTOS EM QUE OS ALUNOS SE EXPERIMENTEM E REFLITAM SOBRE SUA DOCÊNCIA. PENSANDO NA RESPONSABILIDADE QUE OS PROFESSORES FORMADORES POSSUEM EM OPORTUNIZAR MOMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E SABERES É QUE SURGIU O PROJETO “CONSTRUINDO TEIAS”. NESTES PRESSUPOSTOS, O PRESENTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR A CONSTRUÇÃO DOS VÍNCULOS DE COLABORAÇÃO ENTRE OS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. CAPACITANDO OS ACADÊMICOS DE BIOLOGIA PARA O TRABALHO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PEDAGOGOS PARA A PRÁTICA EM CIÊNCIAS NATURAIS, O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO FOI IDEALIZADO E DESENVOLVIDO. FORAM REALIZADAS QUATRO EDIÇÕES ENTRE 2016 E 2019, EXPLORANDO ESPAÇOS DENTRO DA INSTITUIÇÃO COMO LABORATÓRIOS E SALAS DE AULA, MAS TAMBÉM SUPERANDO ESSAS BARREIRAS E CHEGANDO AOS ESPAÇOS PÚBLICOS DA CIDADE COMO O JARDIM BOTÂNICO. ATRAVÉS DE ORIENTAÇÃO E REFLEXÃO, MOMENTOS DE TROCA E COLABORAÇÃO FORAM TECIDAS AS ETAPAS PROPOSTAS COM OS ACADÊMICOS. DA REALIZAÇÃO DO PROJETO DESTACA-SE CONFIANÇA, AUTONOMIA, EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, REINVENÇÃO DAS METODOLOGIAS E DO PAPEL DAS DISCIPLINAS ESCOLARES.