SEGUNDO A OMS, MÚLTIPLOS FATORES SOCIAIS, PSICOLÓGICOS E BIOLÓGICOS DETERMINAM O NÍVEL DE SAÚDE MENTAL DE UMA PESSOA. AS PRESSÕES SOCIOECONÔMICAS CONTÍNUAS SÃO RECONHECIDAS COMO RISCOS PARA A SAÚDE MENTAL DE INDIVÍDUOS E COMUNIDADES, BEM COMO AS RÁPIDAS MUDANÇAS SOCIAIS, CONDIÇÕES DE TRABALHO ESTRESSANTES, DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO, EXCLUSÃO SOCIAL, ESTILO DE VIDA NÃO SAUDÁVEL, RISCO DE VIOLÊNCIA, PROBLEMAS FÍSICOS E PANDÊMICOS DE SAÚDE E VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. AS PRESSÕES, NA VERDADE, SÃO MUITAS, POR ISSO, OBJETIVAMOS, NESSE ESTUDO, ANALISAR E COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA O EXERCÍCIO EMOCIONAL DO DOCENTE, NÃO APENAS NESSE MOMENTO EM QUE A CRISE POSTA PELA PANDEMIA DA COVID-19 TEM SE ESTABELECIDO NA SUA VIDA PROFISSIONAL, MAS, SOBRETUDO, PARA DEPOIS QUE ELA PASSAR TAMBÉM. PARTIMOS DE PROBLEMATIZAÇÕES, COMO: OS PROFESSORES ESTAVAM PREPARADOS PARA VIVER ESSE MOMENTO E TRABALHAR ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO, POR EXEMPLO? DEPOIS QUE TUDO PASSAR, COMO ESTARÃO ESSES PROFISSIONAIS, PÓS-PANDEMIA? PARA RESPONDER TAIS QUESTÕES, ESSE TEXTO REÚNE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E PESQUISA-AÇÃO, UMA VEZ QUE É DE NOSSO INTERESSE ESTUDAR A SAÚDE MENTAL DOCENTE DESDE MARÇO DE 2019, EXATAMENTE UM ANO ANTES DE SERMOS LEVADOS AO ISOLAMENTO E DISTANCIAMENTO SOCIAL PARA EFEITO DE PREVENÇÃO CONTRA A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. COM BASE NA TEORIA ESTUDADA, NAS OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS REALIZADAS NUMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR PÚBLICA, ACOMPANHANDO PROFESSORES, CHEGAMOS À CONCLUSÃO DE QUE, COMO PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO, PRECISAMOS NÃO APENAS CONHECER SOBRE EDUCAÇÃO EMOCIONAL, MAS, FAZER USO DELA PARA RESOLVERMOS AS SITUAÇÕES DESAFIADORAS DE HOJE E DE AMANHÃ.