A APLICABILIDADE DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E SUA DEMOCRATIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR, AS QUAIS PERPASSA NOS DIFERENTES MOMENTOS DE FORMAÇÃO, TEM-SE DILATADO NO BRASIL. EXPANSÃO ESSA, OBSERVADA NO ISOLAMENTO AMAZÔNICO, EM FOCO, O MUNICÍPIO DO OIAPOQUE-AP, QUE VIVÊNCIA AS MUDANÇAS, NOS EIXOS, EDUCACIONAL E SOCIOECONÔMICO DA MICRORREGIÃO. ASSIM, CONEXÕES DE REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES, SÃO RESULTANTES DA PULVERIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, AS QUAIS VEEM SE TOMANDO OBJETO SÓLIDO, COM AS IMPLANTAÇÕES DOS PNAES, PELO CAMPUS BINACIONAL DO OIAPOQUE. PUJANÇA, FORTALECIDA PELA APROXIMAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA, ATRAVÉS DAS INICIATIVAS DA COORDENAÇÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E AÇÕES COMUNITÁRIAS (COPEA), PROGNATISMO RESULTANTE, DAS IMPLEMENTAÇÕES DE ATENDIMENTO HUMANIZADO DAS DIPESPG; DIEAC E DICRI, AS QUAIS ENLAÇA, A TOTALIDADE DAS POLÍTICAS ASSISTENCIALISTAS DA UNIVERSIDADE. NA DELINEAÇÃO DOS MÉTODOS DE ESTUDO, FORAM EM ROUPAGENS QUALITATIVAS, DESCRITIVO E INTERPRETATIVO, LINKADAS À REALIDADE AMAZÔNICA E, COADUNADOS AOS RELATOS ADMINISTRATIVOS. EM CONCLUSA, AS ATIVIDADES, DE APROXIMAÇÃO DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - IC, DA DIPESPG, ESTÃO ABRINDO UM NOVO HORIZONTE, NO MEIO CIENTÍFICO, CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DISCENTE. JÁ, DIEAC, FIRMA-SE COM DIVISÃO DE DIVULGADORA, E IMPLEMENTADORA DOS DIVERSOS AUXÍLIOS, ACOMPANHADO DE PERTO A COMUNIDADE ESTUDANTIL, ASSISTIDAS EM MODALIDADE PRIORITÁRIA. COMUNGADA AS OUTRAS DIVISÕES, A DICRI, ALCANÇA É AUXILIA OS DISCENTES EM TERRENO AINDA NOVO NA REGIÃO, REFERENTE A MOBILIDADE INTERNACIONAL, A QUAL TEM-SE FORTALECIDO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E NAS RELAÇÕES INTERINSTITUCIONAIS. RESULTADOS, LIGADOS AO ECLETISMO DOS PROFESSORES, TÉCNICOS E BOLSISTAS DA INSTITUIÇÃO, QUE BUSCAM A EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO, É PROFUSÃO DOS PNAES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ.