A GEOGRAFIA COMO DISCIPLINA TRAZ EM SEU CURRÍCULO MUITAS NUANCES DE ÉPOCAS PASSADAS, MAS QUE CONTRIBUEM PARA NORTEAR O PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM SALA DE AULA. NESSE CENÁRIO, ABORDAMOS A EDUCAÇÃO E SUA CONFIGURAÇÃO NO BRASIL, A DISCIPLINA NO CURRÍCULO ESCOLAR E OS AUTORES QUE CONTRIBUEM PARA METODOLOGIAS DE ENSINO. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FAZER UM LEVANTAMENTO REFLEXIVO DO PROCESSO HISTÓRICO DA GEOGRAFIA ESCOLAR QUE PERPASSA TODO PROCESSO DE CRIAÇÃO DA DISCIPLINA, TRAZENDO ANÁLISES SOBRE A METODOLOGIA UTILIZADA EM SALA DE AULA DO DOCENTE EM GEOGRAFIA QUE SE CONFIGURA E ESTÁ LIGADA AO PROCESSO DA DISCIPLINA EM SALA DE AULA. REALIZAMOS REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS EM VÁRIOS TEXTOS DE AUTORES QUE ABORDAM A QUESTÃO DA GEOGRAFIA ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E METODOLOGIAS DE ENSINO PARA ELABORAR TODO UM PROCEDIMENTO QUE VIABILIZA A COMPREENSÃO DA GEOGRAFIA ENQUANTO DISCIPLINA E SOBRE OS CURRÍCULOS ESCOLARES. DIALOGAR COM OS TEXTOS E REVISAR SEUS CONTEÚDOS TROUXERAM MAIS IDEIAS E REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO ENQUANTO DOCENTE. AS DISCUSSÕES DE TODOS OS TEXTOS ABRIRAM UM GRANDE LEQUE DE APRENDIZAGENS E CONHECIMENTOS SOBRE A GEOGRAFIA ESCOLAR.