EMBORA DESDE O PER?ODO IMPERIAL J? SE TENHAM A??ES EM FAVOR DA EDUCA??O DAS PESSOAS COM DEFICI?NCIA, AS PRINCIPAIS INICIATIVAS P?BLICAS DE EDUCA??O INCLUSIVA DATAM DA D?CADA DE 1950. DESDE ENT?O, O ESTADO VEM OPORTUNIZANDO MARCOS LEGAIS QUE ASSEGUREM O ACESSO DAS PESSOAS COM DEFICI?NCIA ? EDUCA??O, POR?M N?O BASTA QUE ESSAS PESSOAS INICIEM A VIDA ESCOLAR. ? PRECISO GARANTIR CONDI??ES DE PERMAN?NCIA E A CONTINUIDADE DESSA FORMA??O. ENTRE ESSAS CONDI??ES EST? A FORMA??O DOCENTE, DE FORMA QUE OS PROFESSORES CONTEMPLEM A INCLUS?O E ESTEJAM PREPARADOS PARA LIDAR COM A DIVERSIDADE EM SALA DE AULA, OFERECENDO AULAS E ESTRAT?GIAS DIFERENCIADAS, QUE POSSIBILITEM AOS ALUNOS DEFICIENTES UMA APRENDIZAGEM EM CONDI??ES DE IGUALDADE COM OS DEMAIS. A EDUCA??O INCLUSIVA PRESSUP?E O ACOLHIMENTO DE TODOS OS ALUNOS NAS TURMAS REGULARES E INDEPENDENTE DAS DEFICI?NCIAS QUE APRESENTAM, DEVEM TER ISONOMIA NO TRATAMENTO DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? ESTABELECER UMA DISCUSS?O SOBRE A FORMA??O DE PROFESSORES ? LUZ DA INCLUS?O, A FIM DE RETRATAR ALGUNS DOS DESAFIOS NOS QUAIS A EDUCA??O INCLUSIVA ESBARRA. A METODOLOGIA SE RESUME EM LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO SOBRE A TEM?TICA E CONSULTAS EM LEIS QUE TRATAM DA EDUCA??O INCLUSIVA. PARA QUE A ESCOLA, BEM COMO TODA EDUCA??O, SEJA REALMENTE INCLUSIVA, S?O NECESS?RIAS MUDAN?AS ESTRUTURAIS NO SISTEMA EDUCACIONAL DO PA?S, TANTO NO QUE SE REFERE A ADAPTA??O DO AMBIENTE F?SICO, DO CURR?CULO, DAS PR?TICAS PEDAG?GICAS QUANTO NA FORMA??O PLENA DOS PROFESSORES.