ESTE ARTIGO REFERE-SE A UMA SEQUÊNCIA PEDAGÓGICA QUE INTEGRA O VPYTHON AO ENSINO DE FÍSICA E LEVA EM CONSIDERAÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM A PROBLEMATIZAÇÃO E A INVESTIGAÇÃO COMO ABORDAGENS. ESTA PROPOSTA DIDÁTICA FOI VIVENCIADA COM ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO MARIA GAYÃO PESSOA GUERRA DE ARAÇOIABA/PE. O OBJETIVO DO TRABALHO FOI UTILIZAR UMA SIMULAÇÃO NO VPYTHON VISANDO À EXPLORAÇÃO E COMPREENSÃO DOS CONCEITOS FÍSICOS SOBRE EMPUXO, DENSIDADE DO CORPO E FLUÍDO E A LEI DE FLUTUAÇÃO DOS CORPOS (PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES). NESSA SIMULAÇÃO, OS ALUNOS TINHAM LIBERDADE DE INTERAGIR DE FORMA ATIVA ATRIBUINDO VALORES AS VARIÁVEIS ENVOLVIDAS NO FENÔMENO ABORDADO. ALÉM DE, TRAZEREM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE FORMA INTERATIVA PARA CONSTRUIR NOVOS CONHECIMENTOS. DE FORMA PRÁTICA, OS ESTUDANTES ANALISARAM E REFLETIRAM SOBRE AS VARIÁVEIS RELEVANTES DO FENÔMENO CIENTÍFICO DA FLUTUAÇÃO DE CORPOS E DENTRE OS RESULTADOS OBTIDOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE ALGUNS ALUNOS CONSEGUIRAM ATINGIR NÍVEIS DE SOFISTICAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DE REFINAMENTO DAS RESPOSTAS, NÃO VERIFICADOS NO INÍCIO DA ATIVIDADE PROPOSTA. PERCEBEU-SE TAMBÉM, COM A REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO UTILIZANDO A SIMULAÇÃO NO VPYTHON, COMO APARATO TECNOLÓGICO, SIMULTANEAMENTE LIGADO AS METODOLOGIAS DE ENSINO SUPRACITADAS QUE SURGE UM LEQUE DE POSSIBILIDADES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, QUE TRANSFORMAM, DINAMIZAM E EXPANDEM O QUE JÁ OCORRE NO ESPAÇO ESCOLAR.