O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA TECER RELA??ES ENTRE FORMULA??ES FILOS?FICAS ACERCA DA PERCEP??O HUMANA E AS CONCEP??ES SOCIOL?GICAS E URBAN?STICAS ACERCA DO POTENCIAL EDUCATIVO DA CIDADE. ESTAS RELA??ES SER?O OBSERVADAS DE MANEIRA MAIS APROXIMADA NO QUE DIZ RESPEITO ? PERCEP??O HUMANA COMO POT?NCIA NA CIDADE EDUCADORA. PARA TANTO, SE UTILIZAR?, MAJORITARIAMENTE, OS CONCEITOS DE DELEUZE E GUATTARI E SANTAELLA RELATIVOS ? PERCEP??O, AS CONTRIBUI??ES MERLEAU-PONTY E MORIN SOBRE EDUCA??O, AS CONCEP??ES DE HARVEY E LEFEBVRE SOBRE CIDADE E OS DOCUMENTOS DA ASSOCIA??O INTERNACIONAL DE CIDADES EDUCADORAS. AVALIAM-SE ALGUMAS POSSIBILIDADES F?RTEIS DO USO DA PERCEP??O NO ESTREITAMENTO DA RELA??O CIDADE-EDUCA??O, DE FORMA A BENEFICIAR AMBOS OS CAMPOS.