Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

OBSTÁCULOS DIDÁTICO-EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DA REGRA DE SINAIS NOS NÚMEROS INTEIROS.

Palavra-chaves: NÚMEROS NEGATIVOS, OPERAÇÕES COM INTEIROS, OBSTÁCULOS, REGRA DE SINAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 73039
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 431
    "inscrito_id" => 1219
    "titulo" => """
      OBSTÁCULOS DIDÁTICO-EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DA\r\n
      REGRA DE SINAIS NOS NÚMEROS INTEIROS.
      """
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E ANALISAR AS ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS UTILIZADAS PELOS\r\n
      ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO SE DEPARAR COM DIFERENTES\r\n
      SITUAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO COM NÚMEROS NEGATIVOS E QUAIS LIGAÇÕES TAIS SITUAÇÕES PUDERAM GERAR EM\r\n
      RELAÇÃO AOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E DIDÁTICOS AO LONGO DAS SOLUÇÕES. AS DIFICULDADES SÃO\r\n
      COMPARADAS, EM UMA ABORDAGEM HISTÓRICA, MOSTRANDO QUE SÃO DIFICULDADES QUE PERMANECEM ATÉ OS\r\n
      DIAS ATUAIS, DENOMINADAS DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS. SÃO DISCUTIDOS, NESTA PESQUISA, TRABALHOS\r\n
      FEITOS QUE ABORDASSEM TAIS DIFICULDADES DE ENSINO/APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS NEGATIVOS. QUANTO À\r\n
      METODOLOGIA DA PESQUISA, FOI CONSTRUÍDO E APLICADO UM QUESTIONÁRIO/TESTE CONTENDO CINCO QUESTÕES\r\n
      ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO E/OU DIVISÃO DE NÚMEROS NEGATIVOS COM ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL\r\n
      LOCALIZADA NO RECIFE. A ELABORAÇÃO DO TESTE FOI BASEADA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 7º ANO DO ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL, ANO ESSE ONDE É FEITA A ABORDAGEM DOS NÚMEROS NEGATIVOS. FORAM COMPARADAS ALGUMAS\r\n
      ESTRATÉGIAS UTILIZADAS ASSOCIADAS À RESOLUÇÃO DE DUAS QUESTÕES. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE OS\r\n
      ESTUDANTES CONSEGUEM RESOLVER AS SITUAÇÕES QUANDO EM QUESTÕES DE OPERAÇÕES ÚNICAS E SIMPLES.\r\n
      PORÉM, EM EXPRESSÕES OU QUANDO PRECISAM JUSTIFICAR, FICA CLARO QUE O USO É APENAS DE UMA REGRA\r\n
      DECORADA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "NÚMEROS NEGATIVOS, OPERAÇÕES COM INTEIROS, OBSTÁCULOS, REGRA DE SINAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID1219_11112020173845.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLAMY FRANCELINO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WILLAMY FRANCELINO"
    "autor_email" => "willamyufpe@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 73039
    "edicao_id" => 148
    "trabalho_id" => 431
    "inscrito_id" => 1219
    "titulo" => """
      OBSTÁCULOS DIDÁTICO-EPISTEMOLÓGICOS NO ENSINO DA\r\n
      REGRA DE SINAIS NOS NÚMEROS INTEIROS.
      """
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E ANALISAR AS ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS UTILIZADAS PELOS\r\n
      ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO SE DEPARAR COM DIFERENTES\r\n
      SITUAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO COM NÚMEROS NEGATIVOS E QUAIS LIGAÇÕES TAIS SITUAÇÕES PUDERAM GERAR EM\r\n
      RELAÇÃO AOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E DIDÁTICOS AO LONGO DAS SOLUÇÕES. AS DIFICULDADES SÃO\r\n
      COMPARADAS, EM UMA ABORDAGEM HISTÓRICA, MOSTRANDO QUE SÃO DIFICULDADES QUE PERMANECEM ATÉ OS\r\n
      DIAS ATUAIS, DENOMINADAS DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS. SÃO DISCUTIDOS, NESTA PESQUISA, TRABALHOS\r\n
      FEITOS QUE ABORDASSEM TAIS DIFICULDADES DE ENSINO/APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS NEGATIVOS. QUANTO À\r\n
      METODOLOGIA DA PESQUISA, FOI CONSTRUÍDO E APLICADO UM QUESTIONÁRIO/TESTE CONTENDO CINCO QUESTÕES\r\n
      ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO E/OU DIVISÃO DE NÚMEROS NEGATIVOS COM ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL\r\n
      LOCALIZADA NO RECIFE. A ELABORAÇÃO DO TESTE FOI BASEADA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 7º ANO DO ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL, ANO ESSE ONDE É FEITA A ABORDAGEM DOS NÚMEROS NEGATIVOS. FORAM COMPARADAS ALGUMAS\r\n
      ESTRATÉGIAS UTILIZADAS ASSOCIADAS À RESOLUÇÃO DE DUAS QUESTÕES. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE OS\r\n
      ESTUDANTES CONSEGUEM RESOLVER AS SITUAÇÕES QUANDO EM QUESTÕES DE OPERAÇÕES ÚNICAS E SIMPLES.\r\n
      PORÉM, EM EXPRESSÕES OU QUANDO PRECISAM JUSTIFICAR, FICA CLARO QUE O USO É APENAS DE UMA REGRA\r\n
      DECORADA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "NÚMEROS NEGATIVOS, OPERAÇÕES COM INTEIROS, OBSTÁCULOS, REGRA DE SINAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID1219_11112020173845.pdf"
    "created_at" => "2020-12-11 08:02:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILLAMY FRANCELINO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "WILLAMY FRANCELINO"
    "autor_email" => "willamyufpe@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E ANALISAR AS ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS UTILIZADAS PELOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO SE DEPARAR COM DIFERENTES SITUAÇÕES DE MULTIPLICAÇÃO COM NÚMEROS NEGATIVOS E QUAIS LIGAÇÕES TAIS SITUAÇÕES PUDERAM GERAR EM RELAÇÃO AOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E DIDÁTICOS AO LONGO DAS SOLUÇÕES. AS DIFICULDADES SÃO COMPARADAS, EM UMA ABORDAGEM HISTÓRICA, MOSTRANDO QUE SÃO DIFICULDADES QUE PERMANECEM ATÉ OS DIAS ATUAIS, DENOMINADAS DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS. SÃO DISCUTIDOS, NESTA PESQUISA, TRABALHOS FEITOS QUE ABORDASSEM TAIS DIFICULDADES DE ENSINO/APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS NEGATIVOS. QUANTO À METODOLOGIA DA PESQUISA, FOI CONSTRUÍDO E APLICADO UM QUESTIONÁRIO/TESTE CONTENDO CINCO QUESTÕES ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO E/OU DIVISÃO DE NÚMEROS NEGATIVOS COM ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA NO RECIFE. A ELABORAÇÃO DO TESTE FOI BASEADA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANO ESSE ONDE É FEITA A ABORDAGEM DOS NÚMEROS NEGATIVOS. FORAM COMPARADAS ALGUMAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS ASSOCIADAS À RESOLUÇÃO DE DUAS QUESTÕES. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE OS ESTUDANTES CONSEGUEM RESOLVER AS SITUAÇÕES QUANDO EM QUESTÕES DE OPERAÇÕES ÚNICAS E SIMPLES. PORÉM, EM EXPRESSÕES OU QUANDO PRECISAM JUSTIFICAR, FICA CLARO QUE O USO É APENAS DE UMA REGRA DECORADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.