Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

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O POTENCIAL DE DOCUMENTÁRIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavra-chaves: DOCUMENTÁRIOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, REIVSÃO SISTEMÁTICA, PRODUÇÃO CIENTÍFICA, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática

Resumo

O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO CONTEXTO ESCOLAR CONSTITUI-SE COMO PRÁTICA RECORRENTE ENTRE OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS. ENTRETANTO, ESTES RECURSOS PRECISAM SER ANALISADOS CUIDADOSAMENTE ANTES DE CHEGAR À SALA DE AULA. DENTRO DESTA PERSPECTIVA, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE DOCUMENTÁRIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ENTRE OS ANOS DE 2000 A 2020. A PESQUISA FOI REALIZADA NA BASE DE DADOS DA PLATAFORMA SCIELO, UTILIZANDO-SE NA BUSCA AS PALAVRAS “DOCUMENTÁRIOS” E “ENSINO” COMO PRINCIPAIS TERMOS DESCRITIVOS. A ANÁLISE DOS DADOS DEMONSTROU MAIOR PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA ENTRE OS ANOS DE 2015 E 2020. ENTRETANTO, PERCEBEU-SE QUE AINDA HÁ POUCAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS SOBRE O TEMA. TAMBÉM PÔDE-SE OBSERVAR QUE OS TRABALHOS UTILIZARAM DIFERENTES METODOLOGIAS, QUE CONTRIBUÍAM PARA OS MAIS DIVERSOS ASPECTOS NO ÂMBITO ESCOLAR, QUE DE FORMA GERAL TINHAM O OBJETIVO DE DESPERTAR O INTERESSE PARA A UTILIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS EM SALA DE AULA, PORÉM PROBLEMATIZANDO E ESTIMULANDO A LEITURA CRÍTICA DESTES RECURSOS. COM BASE NISSO, ENTENDESE QUE ESSAS PRODUÇÕES POSSUEM GRANDE POTENCIAL DIDÁTICO, PORTANTO O ESTUDO EM QUESTÃO TAMBÉM PRETENDE INCENTIVAR UMA MAIOR EXPLORAÇÃO DO TEMA POR PARTE DOS PESQUISADORES E EDUCADORES BRASILEIROS.

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