AS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CONSTITUEM-SE EM CONHECIMENTOS TANTO PARA A FORMAÇÃO SOCIAL QUANTO CULTURAL DOS EDUCANDOS. OCORRE DIANTE DE UM CENÁRIO MARCADO PELO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO E NESTE ASPECTO EXISTE A NECESSIDADE DE UMA PRÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVA PARA A EFETIVAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA REFLEXIVA CONSISTE EM CONSIDERAR OBJETIVOS EDUCACIONAIS CIENTIFICAMENTE PREDEFINIDOS DE MODO A CONTEMPLAR AS DIVERSAS NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS. ESTE ESTUDO FAZ PARTE DA DISSERTAÇÃO DO PRIMEIRO AUTOR QUE TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR O PERFIL DOS PROFESSORES FORMADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA, ALÉM DE APRESENTAR O PERCURSO HISTÓRICO DESTES CURSOS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA COM BASE NUMA ANÁLISE DOCUMENTAL, QUE UTILIZA EM SUA ESSÊNCIA: DOCUMENTOS, NESTE OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DAS INSTIRTUIÇÕES PESQUISADAS . PARA ANÁLISE DOS DADOS A METODOLOGIA ADOTADA É A ANÁLISE DE CONTEÚDO QUE TEM COMO PONTO DE PARTIDA A MENSAGEM ORAL OU ESCRITA. TODOS OS PROJETOS CURRICULARES DESTES CURSOS CONDIZEM COM A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO QUE CONTEMPLE QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICOS, ECONÔMICOS E CULTURAIS. ALÉM DE PROMOVER A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS DIFERENTES REGIÕES DO ESTADO, CONFORME ERA OBJETIVADO DESDE O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DESTAS INSTITUIÇÕES, ESTÁ EM CONSONÂNCIA COM DISCUSSÕES RELATIVAS À FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICO-REFLEXIVA.