Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

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O CONTEÚDO DE ANATOMIA HUMANA NA PROVA DO ENADE PARA O BACHARELADO E LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: ANATOMIA HUMANA, ENADE, EDUCAÇÃO FÍSICA, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 05: Ciências da Saúde: abordagens na Pesquisa e no Ensino

Resumo

O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE) TEM A FUNÇÃO DE VERIFICAR O DESEMPENHO DO ESTUDANTE BASEANDO-SE NO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA DIRETRIZ CURRICULAR NACIONAL PARA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI VERIFICAR O QUANTITATIVO DE QUESTÕES ABORDAM O CONTEÚDO DE ANATOMIA HUMANA, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DESSE CONHECIMENTO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DO ESTUDANTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA. FOI REALIZADA UMA PESQUISA TRANSVERSAL E QUANTITATIVA DAS QUESTÕES DO ENADE COM A UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA ACTION STAT PRO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A ANATOMIA É COBRADA DE FORMA INTERDISCIPLINAR E QUE O QUANTITATIVO DE QUESTÕES REPRESENTA 5,9 A 11,11% DO COMPONENTE ESPECÍFICO DA PROVA PARA AMABAS AS HABILITAÇÕES. FAZ-SE NECESSÁRIA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR DA ANATOMIA HUMANA PARA QUE O ESTUDANTE SEJA CAPAZ DE DESENVOLVER O PENSAMENTO CRÍTICO REFLEXIVO E FAZER INTERCONEXÕES DOS CONHECIMENTOS ENTRE AS VÁRIAS DISCIPLINAS.

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