ESTE ARTIGO É O RESULTADO DA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E PRODUTOS EDUCACIONAIS DO MESTRADO PROFISSIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, CUJO OBJETIVO FOI AVERIGUAR O QUE SE PUBLICOU SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE, QUAL A COMPREENSÃO DOS PESQUISADORES ACERCA DESSE TEMA E QUAIS AS PROPOSTAS PARA SUA PRÁTICA APRESENTADOS NOS PRODUTOS EDUCACIONAIS. COMO METODOLOGIA UTILIZOU-SE O ESTUDO QUALITATIVO E INTERPRETATIVO. A PESQUISA FOI DELIMITA ENTRE OS ANOS 2016 A 2018. FORAM ANALISADOS 18 TRABALHOS, A PARTIR DE DESCRITORES PREVIAMENTE DEFINIDOS. COMO RESULTADO, FOI OBSERVADO A RECORRENTE PREOCUPAÇÃO DOS PESQUISADORES COM A FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA UM ENSINO DESCONTEXTUALIZADO, COMPROMETENDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, SOBRETUDO, POR ESTAR RELACIONADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. NOS TRABALHOS ANALISADOS OS PESQUISADORES DESENVOLVERAM PRODUTOS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DE APRESENTAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS INOVADOR, CONTEXTUALIZADO COM O COTIDIANO DOS ESTUDANTES E INTERDISCIPLINAR, EMBORA PARA ESTE CASO FOI OBSERVADO DIFERENTES INTERPRETAÇÕES CONCEITUAIS, MUITAS DAS QUAIS RELACIONAM O TERMO À SIMPLES INTEGRAÇÃO DE DISCIPLINAS CURRICULARES. QUANTO AOS PRODUTOS EDUCACIONAIS SE CONSTATOU A NECESSIDADE DE MAIOR INTEGRAÇÃO DA BASE TEÓRICA ANALISADA, NO CASO A INTERDISCIPLINARIDADE, COM O PRODUTO EDUCACIONAL.