Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

Visualizações: 84
ALTERNATIVAS DIDÁTICAS E ENSINO DE BIOLOGIA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ALÉM DOS RECURSOS TRADICIONAIS

Palavra-chaves: DIDÁTICA, ENSINO DE BIOLOGIA, EDUCAÇÃO BÁSICA, , Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática

Resumo

O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA FOI APRESENTAR E DISCUTIR ALTERNATIVAS QUE PODEM TORNAR AS AULAS DE BIOLOGIA MAIS ATRATIVAS AOS EDUCANDOS, AULAS QUE DESPERTAM O INTERESSE E A CURIOSIDADE PELO MEIO CIENTÍFICO. O ENSINO DE BIOLOGIA É FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DO EDUCANDO, JÁ QUE POSSIBILITA SUA FORMAÇÃO CRÍTICA E CIDADÃ. ESSA ÁREA É VASTA DE CONCEITOS E CONTEÚDOS O QUE MUITAS DAS VEZES PODE SER UM FATOR DIFICULTADOR DA APRENDIZAGEM. É MUITO COMUM QUE AS AULAS SEJAM MERAMENTE EXPOSITIVAS O QUE PODE DEIXAR OS EDUCANDOS DISPERSOS. ESSA SITUAÇÃO PODE SER MODIFICADA, ALTERNATIVAS PODEM SER INSERIDAS AO LONGOS DAS AULAS EXPOSITIVAS COM A FINALIDADE DE FACILITAR O APRENDIZADO E ESTIMULAR O INTERESSE DO ESTUDANTE. O ESTUDO FOI REALIZADO POR MEIO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E TEM COMO TEÓRICO-METODOLÓGICO KRASILCHIH (2016), DIAS ET AL. (2020), SOUZA ET AL. (2016), SCHWANKE E CADEI (2014), ENTRE OUTROS. CONSTATOU-SE QUE EXISTEM DIVERSAS ALTERNATIVAS QUE PODEM SER INSERIDAS NAS AULAS DE BIOLOGIA, ATIVIDADES COMO AULA PRÁTICA, AULA DE CAMPOS SÃO FACILITADORAS DA APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.