Artigo Anais do V CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

Visualizações: 101
ALTERNATIVAS REMOTAS PARA INFORMAR E CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO SOBRE O DESCARTE DE MEDICAMENTOS

Palavra-chaves: PLATAFORMAS DIGITAIS, MEDICAMENTOS, MEIO AMBIENTE, SAÚDE PÚBLICA, Comunicação Oral (Artigo Completo) AT 05: Ciências da Saúde: abordagens na Pesquisa e no Ensino

Resumo

O USO DE MEDICAMENTOS É ESSENCIAL PARA A MANUTENÇÃO E SUSTENTAÇÃO DA SAÚDE, CONTUDO, DEVIDO AO CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA, RESULTANDO EM UM ARSENAL DE NOVOS PRODUTOS E MUDANÇAS NO PERFIL DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM TODO O MUNDO, COM O AUMENTO NO CONSUMO OS MEDICAMENTOS SE TORNARAM UM PROBLEMA PARA TODO O MUNDO. O PRESENTE TRABALHO SURGE DA NECESSIDADE DE INFORMAR E SENSIBILIZAR TODA A COMUNIDADE SOBRE O DESCARTE DE MEDICAMENTOS E SEUS DANOS NA SAÚDE PÚBLICA E AO MEIO AMBIENTE. DEVIDO A PANDEMIA, TODAS AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS DE MANEIRA REMOTA, BUSCOU-SE POR MEIO DE FERRAMENTAS E PLATAFORMAS DIGITAIS INFORMAR E CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, QUANTO AO ARMAZENAMENTO, CONSUMO, DESCARTE E SEUS MALEFÍCIOS NO MEIO AMBIENTE E NA SAÚDE. OBTEVE-SE POR MEIO DA PÁGINA DO PROJETO NO APLICATIVO INSTAGRAM A INTERAÇÃO DO PÚBLICO COM AS PUBLICAÇÕES, TESTES DE CUNHO INFORMATIVO COMO UMA LIVE REALIZADA E TAMBÉM REALIZOU-SE DUAS PALESTRAS VIRTUAIS SOBRE DESCARTE DE MEDICAMENTOS. APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO ONLINE, ELABORADO NA PLATAFORMA DO GOOGLE FORMS, PARA ANÁLISE DA BASE DE CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO. A PARTIR DOS RESULTADOS PODE-SE CONCLUIR QUE HÁ UM GRANDE DÉFICIT DE CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO SOBRE O ARMAZENAMENTO E DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS, E DOS SEUS MALEFÍCIOS NA SAÚDE DOS SERES VIVOS E NO MEIO AMBIENTE. VERIFICANDO-SE A IMPORTÂNCIA DO PROJETO EM INFORMAR E SENSIBILIZAR A TODOS QUANTO AO CONSUMO DE MEDICAMENTOS, PARA UM MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO E UMA ESSENCIAL QUALIDADE DE VIDA PARA AS PRESENTES E FUTURAS GERAÇÕES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.