Artigo E-book 3: VI CONEDU

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ISBN: 978-65-86901-08-5

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A PERCEPÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE DESENHOS INFANTIS: PROCESSOS COGNITIVOS PARA COMPREENDER A RELAÇÃO HOMEM/NATUREZA

Palavra-chaves: MEIO AMBIENTE, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ENSINO FUNDAMENTAL, , E-book GT 14 - Educação Ambiental

Resumo

O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL TEM SE TORNADO UMA PRÁTICA CORRIQUEIRA MOVIDA PELO “MODISMO” EM ALGUMAS ESCOLAS E PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. PORÉM, PENSAR EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) É ANTES DE TUDO HABITUAR-SE AO CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL QUE PERMEIA OS INDIVÍDUOS. SABENDO QUE A PERCEPÇÃO AMBIENTAL É BASE DA EA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE DESENHOS, DESPERTANDO A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DESTES, PARA COMPREENDER A RELAÇÃO HOMEM-NATUREZA. A INVESTIGAÇÃO POSSUI UMA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVA E PARA A COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE A DINÂMICA “TELA DE PINTURA”. FORAM INVESTIGADOS 619 ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 12 ESCOLAS DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ - AM. OS DESENHOS FORAM ANALISADOS QUALITATIVAMENTE MEDIANTE CATEGORIAS A PRIORI E QUANTITATIVAMENTE PELO TESTE PARA COMPARAÇÃO DE DUAS PROPORÇÕES A 5% DE SIGNIFICÂNCIA. A MAIOR FREQUÊNCIA DE CRIANÇAS PERCEBEU O MEIO AMBIENTE COMO “PROBLEMA” (25,2%), “BIOSFERA” (21,5%) E “NATUREZA” (18,1%) PELO TESTE DE COMPARAÇÃO DE PROPORÇÕES (α = 5%). ALÉM DISSO, NÃO HOUVE DIFERENÇA SIGNIFICATIVA EM RELAÇÃO AO GÊNERO EM NENHUMA CATEGORIA. DIANTE DISSO, A QUESTÃO AMBIENTAL OBSERVADA ATRAVÉS DE DESENHOS TORNA-SE UMA IMPRESCINDÍVEL FERRAMENTA DE PERCEPÇÃO DA REALIDADE VIVENCIADA PELOS ALUNOS, VISTO QUE O MEIO AMBIENTE REÚNE TAMBÉM ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E POLÍTICOS. FRENTE À AÇÃO ANTRÓPICA, A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA É E DEVE ENTRAR EM DEBATE DESDE AS SÉRIES INICIAIS.

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