A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DO SERTÃO CENTRAL CEARENSE
"2020-06-12 14:42:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 65211 "edicao_id" => 124 "trabalho_id" => 528 "inscrito_id" => 9884 "titulo" => "A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DO SERTÃO CENTRAL CEARENSE" "resumo" => "A PESQUISA REALIZADA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA ONDE SE ENTENDE QUE TODOS PARTICIPAM DAS MESMAS ATIVIDADES PROPOSTAS, TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR ESSE CONTEXTO DA INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM UMA DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL NA ZONA URBANA DE CANINDÉ NO CEARÁ. COMO PRÉ-REQUISITO PARA ESCOLHA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PESQUISADA NOS UTILIZAMOS DO CRITÉRIO DA QUE TIVESSE O MAIOR NÚMERO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MATRICULADOS. A METODOLOGIA ABORDADA COMPREENDEU UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA E DESCRITIVA, PAUTADA EM UM ESTUDO DE CAMPO, CUJO MÉTODO UTILIZADO FOI UM ESTUDO DE CASO. TEVE COMO SUJEITOS DA PESQUISA UM REPRESENTANTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM FORMAÇÃO ESPECÍFICA NA ÁREA. COMO INSTRUMENTO PARA A COLETA DE DADOS FOI USADO UM QUESTIONÁRIO DO TIPO SEMIESTRUTURADO. OBTIVEMOS COMO RESULTADO DA ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO, QUE, EM SUA MAIORIA OS DOCENTES CONCORDAM QUE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ESTEJAM NOS SISTEMA REGULAR DE ENSINO, MAS QUE NÃO SE SENTEM PREPARADOS PARA ENSINAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA POR CONTA DA CARÊNCIA DE INVESTIMENTOS POR PARTE DAS AUTORIDADES DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS RESPONSÁVEIS PELO SISTEMA DE ENSINO EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES LIGADAS A INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL E DA FALTA DE FORMAÇÃO ADEQUADA E CONTINUADA AOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA QUE ESTES POSSAM ATUAR COM MAIS PROPRIEDADE E CONHECIMENTO DE CAUSA." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, INCLUSÃO, ESCOLA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "PROPOSTA_EV127_MD4_ID9884_29082019212533.pdf" "created_at" => "2020-06-12 14:45:49" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIDYS DA CONCEIÇÃO LIMA DO MONTE" "autor_nome_curto" => "THAIDYS MONTE" "autor_email" => "thaidyslima@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "vi-conedu---vol-1" "edicao_nome" => "VI CONEDU - Vol 1" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5efa4e536aec5_29062020172555.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-06-12 14:42:08" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 65211 "edicao_id" => 124 "trabalho_id" => 528 "inscrito_id" => 9884 "titulo" => "A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DO SERTÃO CENTRAL CEARENSE" "resumo" => "A PESQUISA REALIZADA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA ONDE SE ENTENDE QUE TODOS PARTICIPAM DAS MESMAS ATIVIDADES PROPOSTAS, TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR ESSE CONTEXTO DA INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTES EM UMA DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL NA ZONA URBANA DE CANINDÉ NO CEARÁ. COMO PRÉ-REQUISITO PARA ESCOLHA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PESQUISADA NOS UTILIZAMOS DO CRITÉRIO DA QUE TIVESSE O MAIOR NÚMERO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MATRICULADOS. A METODOLOGIA ABORDADA COMPREENDEU UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA E DESCRITIVA, PAUTADA EM UM ESTUDO DE CAMPO, CUJO MÉTODO UTILIZADO FOI UM ESTUDO DE CASO. TEVE COMO SUJEITOS DA PESQUISA UM REPRESENTANTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM FORMAÇÃO ESPECÍFICA NA ÁREA. COMO INSTRUMENTO PARA A COLETA DE DADOS FOI USADO UM QUESTIONÁRIO DO TIPO SEMIESTRUTURADO. OBTIVEMOS COMO RESULTADO DA ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO, QUE, EM SUA MAIORIA OS DOCENTES CONCORDAM QUE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ESTEJAM NOS SISTEMA REGULAR DE ENSINO, MAS QUE NÃO SE SENTEM PREPARADOS PARA ENSINAR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA POR CONTA DA CARÊNCIA DE INVESTIMENTOS POR PARTE DAS AUTORIDADES DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS RESPONSÁVEIS PELO SISTEMA DE ENSINO EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES LIGADAS A INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL E DA FALTA DE FORMAÇÃO ADEQUADA E CONTINUADA AOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA QUE ESTES POSSAM ATUAR COM MAIS PROPRIEDADE E CONHECIMENTO DE CAUSA." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, INCLUSÃO, ESCOLA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "PROPOSTA_EV127_MD4_ID9884_29082019212533.pdf" "created_at" => "2020-06-12 14:45:49" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIDYS DA CONCEIÇÃO LIMA DO MONTE" "autor_nome_curto" => "THAIDYS MONTE" "autor_email" => "thaidyslima@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "vi-conedu---vol-1" "edicao_nome" => "VI CONEDU - Vol 1" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5efa4e536aec5_29062020172555.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-06-12 14:42:08" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 124 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "vi-conedu---vol-1" "nome" => "VI CONEDU - Vol 1" "nome_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "descricao" => "A temática da sexta edição do CONEDU “Avaliação: Processos e Políticas” pautará a discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. Como elaborar processos avaliativos que valorize as aprendizagens? Os índices educacionais (brasileiros e internacionais) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula sem que seja criado um espaço de aprendizagem implica somente numa presença física onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Destacam-se na temática do CONEDU de 2019, os direcionamentos que implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação." "pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook1" "logo" => null "capa" => "5efa4e536aec5_29062020172555.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2019-10-24" "final_evento" => "2019-10-26" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-06-12 14:42:08" "updated_at" => "2022-02-23 11:08:06" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 124 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "vi-conedu---vol-1" "nome" => "VI CONEDU - Vol 1" "nome_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "descricao" => "A temática da sexta edição do CONEDU “Avaliação: Processos e Políticas” pautará a discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. Como elaborar processos avaliativos que valorize as aprendizagens? Os índices educacionais (brasileiros e internacionais) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula sem que seja criado um espaço de aprendizagem implica somente numa presença física onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Destacam-se na temática do CONEDU de 2019, os direcionamentos que implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação." "pasta" => "ebooks/conedu/2019/ebook1" "logo" => null "capa" => "5efa4e536aec5_29062020172555.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2019-10-24" "final_evento" => "2019-10-26" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-06-12 14:42:08" "updated_at" => "2022-02-23 11:08:06" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 53 "edicao_id" => 124 "codigo" => "978-65-86901-07-8" "capa" => "5ef5f607768ec_26062020102007.jpg" "titulo" => "VI CONEDU - Vol 1" "prefacio" => """ <strong>Avaliação: Processos e Políticas<br />\r\n <br />\r\n Prefácio</strong><br />\r\n <br />\r\n A coletânea “Avaliação: Processos e Políticas”, publicada em 3 volumes, reúne artigos vinculados às temáticas dos grupos de trabalho do Congresso Nacional de Educação. A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. As discussões estão situadas em torno dos instrumentos, processos e implicações que a avaliação tem para os sujeitos, os índices e a produção do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avaliação serve para apontar a insuficiência de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos são postos a serviço de apontar a não-qualidade educacional, a partir de seus resultados numéricos. <br />\r\n Novos direcionamentos para pensar a avaliação podem pautar-se, por exemplo, em estratégias colaborativas em que a qualidade não esteja expressa exclusivamente em números, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem até a chegada à avaliação. É igualmente necessário, pensar em sistema que direcione as práticas docentes para um fazer pedagógico, que assuma um compromisso com a revisão de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das interações entre os sujeitos escolares.<br />\r\n As múltiplas possibilidades, de alinharmos avaliação e fazer docente, são apresentadas nos três volumes que compõem a coletânea, originária das contribuições dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribuições dos grupos de trabalho Formação de Professores; Didática e Currículo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educação e Relações Étnico-Raciais; Gênero, Sexualidade e Educação; Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 é composto pelas contribuições dos grupos de trabalho História da Educação; Fundamentos da Educação; Educação Matemática; Ensino de línguas; Linguagens, Letramento e Alfabetização; Educação Infantil e Educação Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas temáticas dos grupos de trabalho Educação Ambiental; Ensino de Ciências; Ensino e suas intersecções; Educação Emocional; Tecnologias e Educação e Educação Profissional e Tecnológica. <br />\r\n Os artigos que compõem cada volume destacam, também, a importância do protagonismo docente para a melhoria das práticas e, consequentemente, resultados educacionais. Entendemos que é pela formação de recursos humanos, com visão crítica e reflexiva, que poderemos alcançar diferentes realidades com suas especificidades educativas. Somado a isso, esperamos que essa publicação aproxime as produções de profissionais de diferentes instituições do país e do Mercosul, amplie as redes de conhecimento e trocas interinstitucionais.<br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n <strong>Paula Almeida de Castro<br />\r\n Coordenadora do Congresso Nacional de Educação</strong> """ "apresentacao" => null "organizadores" => "Paula Almeida de Castro" "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n Laércia Maria Bertulino de Medeiros - UEPB<br />\r\n Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n Walcéa Barreto Alves - UFF """ "ficha_catalografica" => "5efb111799776_30062020071655.pdf" "arquivo" => "150720201606_E-BOOK-1--VI-CONEDU.pdf" "arquivo_alterado" => 0 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-06-15 12:59:35" "updated_at" => "2022-02-23 11:08:06" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 53 "edicao_id" => 124 "codigo" => "978-65-86901-07-8" "capa" => "5ef5f607768ec_26062020102007.jpg" "titulo" => "VI CONEDU - Vol 1" "prefacio" => """ <strong>Avaliação: Processos e Políticas<br />\r\n <br />\r\n Prefácio</strong><br />\r\n <br />\r\n A coletânea “Avaliação: Processos e Políticas”, publicada em 3 volumes, reúne artigos vinculados às temáticas dos grupos de trabalho do Congresso Nacional de Educação. A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. As discussões estão situadas em torno dos instrumentos, processos e implicações que a avaliação tem para os sujeitos, os índices e a produção do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avaliação serve para apontar a insuficiência de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos são postos a serviço de apontar a não-qualidade educacional, a partir de seus resultados numéricos. <br />\r\n Novos direcionamentos para pensar a avaliação podem pautar-se, por exemplo, em estratégias colaborativas em que a qualidade não esteja expressa exclusivamente em números, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem até a chegada à avaliação. É igualmente necessário, pensar em sistema que direcione as práticas docentes para um fazer pedagógico, que assuma um compromisso com a revisão de processos e sistemas formativos, a partir das demandas observadas no cotidiano das interações entre os sujeitos escolares.<br />\r\n As múltiplas possibilidades, de alinharmos avaliação e fazer docente, são apresentadas nos três volumes que compõem a coletânea, originária das contribuições dos autores vinculadas aos grupos de trabalho do CONEDU. O volume 1 traz as contribuições dos grupos de trabalho Formação de Professores; Didática e Currículo; Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos; Educação e Relações Étnico-Raciais; Gênero, Sexualidade e Educação; Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. O volume 2 é composto pelas contribuições dos grupos de trabalho História da Educação; Fundamentos da Educação; Educação Matemática; Ensino de línguas; Linguagens, Letramento e Alfabetização; Educação Infantil e Educação Especial. O terceiro volume traz os artigos pautados nas temáticas dos grupos de trabalho Educação Ambiental; Ensino de Ciências; Ensino e suas intersecções; Educação Emocional; Tecnologias e Educação e Educação Profissional e Tecnológica. <br />\r\n Os artigos que compõem cada volume destacam, também, a importância do protagonismo docente para a melhoria das práticas e, consequentemente, resultados educacionais. Entendemos que é pela formação de recursos humanos, com visão crítica e reflexiva, que poderemos alcançar diferentes realidades com suas especificidades educativas. Somado a isso, esperamos que essa publicação aproxime as produções de profissionais de diferentes instituições do país e do Mercosul, amplie as redes de conhecimento e trocas interinstitucionais.<br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n <strong>Paula Almeida de Castro<br />\r\n Coordenadora do Congresso Nacional de Educação</strong> """ "apresentacao" => null "organizadores" => "Paula Almeida de Castro" "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n Laércia Maria Bertulino de Medeiros - UEPB<br />\r\n Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n Walcéa Barreto Alves - UFF """ "ficha_catalografica" => "5efb111799776_30062020071655.pdf" "arquivo" => "150720201606_E-BOOK-1--VI-CONEDU.pdf" "arquivo_alterado" => 0 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-06-15 12:59:35" "updated_at" => "2022-02-23 11:08:06" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }