Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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(RE)PENSAR A PRÁTICA DOCENTE NO PLANEJAMENTO DIÁRIO

Palavra-chaves: PLANEJAMENTO, PRÁTICA DOCENTE, REFLEXÃO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções

Resumo

NO CAMPO EDUCACIONAL, PLANEJAR VIROU UMA AÇÃO ESSENCIAL. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO BUSCOU CONHECER AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL, SOBRE O PLANEJAMENTO DOCENTE, COMO ELE ACONTECE NA PRÁTICA E QUAIS OS BENEFÍCIOS TRAZIDOS COM SUA EXECUÇÃO. O TRABALHO UTILIZOU A ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO METODOLOGIA DE PESQUISA E, PARA A COLETA DE DADOS, OBSERVAÇÕES DA ELABORAÇÃO E CULMINÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOCENTE, ALÉM DE QUESTIONÁRIOS APLICADOS AOS PROFESSORES. A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS, PÔDE-SE PERCEBER QUE DEVIDO ÀS INÚMERAS ATRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES NO ÂMBITO ESCOLAR, OS SUJEITOS DA PESQUISA, APESAR DE RECONHECEREM A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, NÃO O UTILIZAM COMO UM INSTRUMENTO DE MELHORIA PARA SUA PRÁTICA, ATRAVÉS DA REFLEXÃO CRÍTICA DE SUAS AÇÕES, OU SEJA, NÃO PLANEJAM DE FORMA A BUSCAR OBJETIVOS MAIS EFETIVOS PARA A APRENDIZAGEM ESCOLAR E QUE ULTRAPASSEM O MERO DOMÍNIO PASSIVO DE INFORMAÇÕES.

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