Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERAÇÃO ON-LINE E AUTONOMIA: ASPECTOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO NO AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Palavra-chaves: INTERAÇÃO ON-LINE, AUTONOMIA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ALUNO, ALUNO Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE RESUMO EXPANDIDO RETRATA A ESTRUTURAÇÃO DA PESQUISA QUE VISA ANALISAR COMO OS ALUNOS DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CONSTROEM O CONHECIMENTO A PARTIR DA INTERAÇÃO ON-LINE E DO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA. PARA TANTO FOI PROPOSTA A ANÁLISE DO AMBIENTE DIGITAL DE APRENDIZAGEM, MAS ESPECIFICAMENTE FÓRUNS E CHATS DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA REFERIDA MODALIDADE, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. PARTIMOS DA IDEIA QUE O AMBIENTE DIGITAL É O ESPAÇO ADEQUADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA APRENDIZAGEM ATIVA POR PARTE DO ALUNO, UMA VEZ QUE SE DISTANCIA DA SALA DE AULA TRADICIONAL, ONDE O PROF. É O CENTRO DO PROCESSO. NO CASO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, AS TROCAS E DISCUSSÕES OCORRIDAS ENTRE OS ALUNOS TRANSFORMAM ATÉ O PAPEL DO PROFESSOR QUE PASSA A SER MEDIADOR EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO TRABALHADO. SENDO ASSIM, VERIFICAMOS A RELEVÂNCIA DO ESTUDO AINDA QUE A ANÁLISE DOS DADOS NÃO ESTEJA CONCLUÍDA EM SUA TOTALIDADE, PORÉM É POSTO QUE JÁ INDICA ASPECTOS QUE APONTAM PARA UMA NOVA FORMA DE APRENDER.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.