ESTA PESQUISA APRESENTA O PROCESSO DE REVISÃO TEXTUAL DE FÁBULAS PRODUZIDAS POR UMA DÍADE DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL, EM ALAGOAS. ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO ANALISAR OS MANUSCRITOS E OS DIÁLOGOS ENUNCIADOS PELOS ALUNOS INSERIDOS NUMA ESCRITA COLABORATIVA. ALINHADO AO CAMPO DE ESTUDOS DA GENÉTICA TEXTUAL (GT), DA ESCRITA COLABORATIVA (EC), DAS RASURAS E DA TEXTUALIDADE, REALIZOU-SE UMA ANÁLISE DOS SEGUINTES ASPECTOS: A COLABORAÇÃO NO PLANEJAMENTO DO TEXTO; A COLABORAÇÃO NA COMPOSIÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL; A COLABORAÇÃO NA REVISÃO DAS RASURAS E, A REFLEXÃO SOBRE TEXTUALIDADE. O PROCESSO QUE ENVOLVEU A REVISÃO E A REESCRITA DA 2ª VERSÃO DE FÁBULAS PRODUZIDAS PELAS DÍADES FOI REGISTRADO ATRAVÉS DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COM A FINALIDADE DE INVESTIGAR TODA A COLABORAÇÃO QUE NÃO SÓ REVELA AS INQUIETUDES DOS ALUNOS ENQUANTO ESCREVEM, MAS OS ELEMENTOS PARALINGUÍSTICOS QUE SE CONSOLIDAM A ESCRITA A DOIS. O CORPUS ANALISADO NESTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA PESQUISA DE MESTRADO QUE TEVE COMO DADOS GERAIS 60 MANUSCRITOS E 18 PROCESSOS QUE COMPÔS O PROJETO DE LEITURA DA ESCOLA INTITULADO “LER BEM PARA ESCREVER MELHOR!”. A PESQUISA CONCLUÍDA, EM 2018, ANALISOU OS MANUSCRITOS E OS DIÁLOGOS DE QUATRO DÍADES EM PROCESSO DE ESCRITURA. NESTE ARTIGO, ANALISAREMOS UMA DESSAS DÍADES. O PROCESSO COLABORATIVO MOSTROU SUJEITOS RECÉM-ALFABETIZADOS QUE REFLETEM ACERCA DO QUE ESCREVEM E PROPÕEM MUDANÇAS, SEJAM ELAS RELACIONADAS AO PLANEJAMENTO DO TEXTO, À COMPOSIÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL OU À REVISÃO.