ESTE ARTIGO APRESENTA O DESENVOLVIMENTOS E OS RESULTADOS DE INTERVENÇÃO REALIZADOS COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA PADRE ANTÔNIO MONTEIRO DA CRUZ, SITUADA EM FORTALEZA. PARA TANTO, FORAM DESENVOLVIDAS AÇÕES PAUTADAS NO INCENTIVO À LEITURA POR MEIO DA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA PROPORCIONANDO UMA APRENDIZAGEM ESPONTÂNEA, NA QUAL OS SUJEITOS SÃO ESTIMULADOS A PROCURAR NA LEITURA UMA FONTE A MAIS PARA O CONHECIMENTO. COMO OBJETIVO PROCUROU RESGATAR AS DIFERENTES LINGUAGENS - ORAL, ESCRITA, ARTÍSTICA - NO CONTEXTO ESCOLAR ONDE OS ALUNOS ESTÃO INSERIDOS. FORAM TRABALHADAS OFICINAS PEDAGÓGICAS PLANEJADAS SEGUNDO À SEQUÊNCIA BÁSICA PROPOSTA POR RILDO CONSSON (2018), REALIZADAS A PARTIR DA OBRA “CONTOS DE ENGANAR A MORTE” DE RICARDO AZEVEDO. AS ATIVIDADES TIVERAM INÍCIO COM A LEITURA DOS TEXTOS, ENFATIZANDO OS ASPECTOS DAS LENDAS FOLCLÓRICAS E SUAS VERSÕES. FORAM FEITOS ESTUDOS RELACIONADOS ÀS CONSTRUÇÕES PARTICULARES DOS CONTOS DO AUTOR E SUAS VARIANTES. PARALELAMENTE, OS ALUNOS REALIZARAM PESQUISAS SOBRE O TEMA EM OUTROS TEXTOS E FILMES. AUTORES, COMO SOLÉ (1998), MAGDA SOARES (1999), ANTONIO CANDIDO (2002, 2004), E RILDO COSSON (2007, 2018) AUXILIARAM TANTO NO PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE LITERATURA, COMO TAMBÉM NAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS PARA A ABORDAGEM E EXECUÇÃO DA LEITURA DA OBRA. AS ATIVIDADES CULMINARAM NA ELABORAÇÃO DE UM CONTO PARA PRODUÇÃO DE UM LIVRO COM TEXTOS DOS ALUNOS E NA ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS BASEADAS EM UM CONTO DA OBRA ESTUDADA. OS MATERIAIS PRODUZIDOS FORAM COMPARTILHADOS COM A COMUNIDADE ESCOLAR.