, Liéliabarbosaoliveira et al.. Escola viva! autonomia, emancipação e protagonismo juvenil.. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47289>. Acesso em: 22/11/2024 04:04
O Plano Nacional de Educação (PNE), pautado na LDBEN (1996), enfatiza a necessidade de capacitação dos indivíduos/as para a atuação social e exercício da cidadania, propondo grades curriculares com conhecimentos direcionados a esse objetivo. Para além destes existem os temas transversais, que devem ser trabalhados nas escolas, pois dizem respeito a uma diversidade de reflexões que necessitam que professores/as das várias áreas possuam conhecimento sobre os mesmos para trabalharem nas escolas com vistas a promover o respeito às diferenças e o melhor convívio social. No entanto, algumas escolas não realizam trabalhos que aproximem a juventude a tais reflexões e muitos/as jovens concluem seus estudos sem sequer conhecer a gama de políticas públicas existentes e necessárias para a inclusão social. Nesse sentido, este projeto de extensão objetiva promover junto a alunos/as de Escolas Estaduais de Ensino Médio da cidade de Patos-PB, palestras envolvendo alguns temas transversais previstos pelos Planos Curriculares Nacionais (PCNs) e Estatuto da Juventude. Portanto, a metodologia utilizada nesse projeto de extensão é de cunho, expositivo, participativo e interventivo para atuação no contexto escolar mediante palestras para os alunos do ensino médio. Nesse sentido, constata-se que o desenvolvimento de atividades sócio educativas nas escolas sobre o Estatuto da Juventude é crucial para o processo de conhecimento sobre os direitos sociais, bem como para fortalecimento do exercício da Cidadania, pois se almeja que o acesso à educação tenha como finalidade a formação qualificada da juventude para o exercício pleno da cidadania.