O presente trabalho tem como objetivo analisar da decadência a ascensão da educação no estado, que ao longo dos anos foi sucateada e necessitava de uma nova perspectiva no âmbito estadual para melhoramento em todas as etapas da educação básica. Para tanto foi necessário conhecer como estava a estrutura física e pedagógica no estado, como se deu o processo de transformação com os municípios para o ensino fundamental e o fortalecimento no ensino médio com a implementação da educação em tempo integral, criando as escolas de referência, que deixa de ser um experimento, em poucas escolas, e passa a ser uma Política Pública, com um percentual considerável de escolas de referência, expandindo a todos os municípios do estado, respaldada na legislação educacional com a finalidade de promover mudanças significativas nessa etapa de ensino para reinventar toda uma estrutura e desencadear novas perspectivas de aprendizagens, trazendo para o contexto novas práticas pedagógicas. A pesquisa é baseada em estudos bibliográficos e fenomenológico, com arcabouço teórico na legislação educacional federal e estadual, que regulamentam e orientam a organização escolar, na modalidade integral. Esse novo modelo de educação, com jornada ampliada traz uma outra forma de ofertar o ensino, baseado na qualidade, buscando parceiros, empreendendo no sistema educacional para transformar a formação do indivíduo como um todo, em seus aspectos físicos, cognitivos, estéticos, éticos, sociais e afetivos.