Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: JOGOS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, RECURSOS DIDÁTICOS Comunicação Oral (CO) ET-07: Formação de Professores que ensinam Matemática
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45168
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 2
    "inscrito_id" => 28
    "titulo" => "LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente trabalho teve por objetivo destacar as contribuições da implantação do Laboratório de Ensino de Matemática nas escolas, como também visou analisar as principais contribuições dos jogos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática de acordo com a compreensão de professores que lecionam nas escolas públicas de Santa Cruz do Capibaribe- PE. Trouxemos a importância de se trabalhar com jogos na sala de aula como estratégia de ensino, com o intuito de que o aluno deixe de ser mero receptor de informações. Para obtenção de dados foi aplicado um questionário a cinco professores que atuam em escolas diferentes do município de Santa Cruz do Capibaribe-PE, o qual era composto por duas partes: a primeira tínhamos o propósito de traçar o perfil destes professores e a segunda com questões que nos levassem a atingir nosso objetivo. Os resultados obtidos nos apontaram que os professores compreendem a importância da implantação do LEM nas escolas e que contar com este espaço proporcionaria um melhor aprendizado por parte dos alunos, como também a importância do uso de jogos como um facilitador, estes são vistos como um recurso dinâmico e prazeroso e que ajuda a desenvolver diversas habilidades, a maioria dos participantes afirmam utilizar jogos em suas aulas e destacam que dentre as dificuldades de desenvolver atividades deste tipo está nas turmas serem numerosas e a falta de recursos para atender a todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-07: Formação de Professores que ensinam Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, RECURSOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA7_ID28_31052018174057.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDELWEIS JOSÉ TAVARES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "EDELWEIS"
    "autor_email" => "edelweisb@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45168
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 2
    "inscrito_id" => 28
    "titulo" => "LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente trabalho teve por objetivo destacar as contribuições da implantação do Laboratório de Ensino de Matemática nas escolas, como também visou analisar as principais contribuições dos jogos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática de acordo com a compreensão de professores que lecionam nas escolas públicas de Santa Cruz do Capibaribe- PE. Trouxemos a importância de se trabalhar com jogos na sala de aula como estratégia de ensino, com o intuito de que o aluno deixe de ser mero receptor de informações. Para obtenção de dados foi aplicado um questionário a cinco professores que atuam em escolas diferentes do município de Santa Cruz do Capibaribe-PE, o qual era composto por duas partes: a primeira tínhamos o propósito de traçar o perfil destes professores e a segunda com questões que nos levassem a atingir nosso objetivo. Os resultados obtidos nos apontaram que os professores compreendem a importância da implantação do LEM nas escolas e que contar com este espaço proporcionaria um melhor aprendizado por parte dos alunos, como também a importância do uso de jogos como um facilitador, estes são vistos como um recurso dinâmico e prazeroso e que ajuda a desenvolver diversas habilidades, a maioria dos participantes afirmam utilizar jogos em suas aulas e destacam que dentre as dificuldades de desenvolver atividades deste tipo está nas turmas serem numerosas e a falta de recursos para atender a todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-07: Formação de Professores que ensinam Matemática"
    "palavra_chave" => "JOGOS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, RECURSOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA7_ID28_31052018174057.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDELWEIS JOSÉ TAVARES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "EDELWEIS"
    "autor_email" => "edelweisb@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo destacar as contribuições da implantação do Laboratório de Ensino de Matemática nas escolas, como também visou analisar as principais contribuições dos jogos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática de acordo com a compreensão de professores que lecionam nas escolas públicas de Santa Cruz do Capibaribe- PE. Trouxemos a importância de se trabalhar com jogos na sala de aula como estratégia de ensino, com o intuito de que o aluno deixe de ser mero receptor de informações. Para obtenção de dados foi aplicado um questionário a cinco professores que atuam em escolas diferentes do município de Santa Cruz do Capibaribe-PE, o qual era composto por duas partes: a primeira tínhamos o propósito de traçar o perfil destes professores e a segunda com questões que nos levassem a atingir nosso objetivo. Os resultados obtidos nos apontaram que os professores compreendem a importância da implantação do LEM nas escolas e que contar com este espaço proporcionaria um melhor aprendizado por parte dos alunos, como também a importância do uso de jogos como um facilitador, estes são vistos como um recurso dinâmico e prazeroso e que ajuda a desenvolver diversas habilidades, a maioria dos participantes afirmam utilizar jogos em suas aulas e destacam que dentre as dificuldades de desenvolver atividades deste tipo está nas turmas serem numerosas e a falta de recursos para atender a todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.