Neste artigo a intenção é apresentar a importância de se trabalhar a Etnomatemática na educação infantil e a valorização da cultura. O objetivo deste trabalho é mostra a visão do professor no processo de ensino e aprendizagem para atuar com a Etnomatemática na educação infantil. A pesquisa é de cunho qualitativo, tratando- se da importância da valorização da Etnomatemática, através da entrevista realizada com professores da educação infantil. A forma como os docentes atuam com os educandos deve ser associada a sua cultura a qual os mesmos esta inseridos, para que de maneira mais eficaz possa aprender Matemática, favorecendo assim um processo significativo, onde a criança aprende com mais facilidade por parte da sua cultura e da cultura vivenciada por seus familiares, que é levada para o contexto escolar. Nesse cenário, analisamos a proposta de alguns autores no que diz respeito à Etnomatemática e como é utilizada essa tendência pedagógica visando uma aprendizagem significativa. Partindo da necessidade de um ensino mais prazeroso da disciplina de Matemática e sabendo que essa tendência é pouco utilizada nos dias atuais, tem-se a necessidade de pesquisar e mostra a utilização da Etnomatemática como um recurso benéfico para o ensino e aprendizagem de forma significativa.