Artigo Anais X EPBEM e V ECMAT

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS

Palavra-chaves: ORIGAMI, RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO, SÓLIDOS DE PLATÃO, RECURSO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45134
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 78
    "inscrito_id" => 273
    "titulo" => "A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS"
    "resumo" => """
      O presente artigo pretende relatar nossa experiência sobre a montagem a aplicação da \r\n
      oficina: A geometria das dobraduras – investigação das relações métricas no triângulo retângulo\r\n
      realizada na II Semana da Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de \r\n
      Pernambuco – IFPE, Campus Pesqueira. Nosso interesse em debater e explorar o tema originou-se das \r\n
      discussões realizadas na disciplina Laboratório de Prática de Ensino de Matemática IV – LPEM IV, \r\n
      cursada no segundo semestre de 2017. O campo de atuação proposto foi o das relações métricas no \r\n
      triângulo retângulo e dos sólidos de Platão. Participaram da oficina licenciandos do IFPE e \r\n
      profissionais da área pedagógica. Nossa intervenção teve por objetivo evidenciar, de forma sucinta, a \r\n
      importância da utilização do Origami no campo de atuação escolhido, verificando-se assim a \r\n
      facilidade com que as dobraduras auxiliam no processo do ensino e na aprendizagem no cotidiano \r\n
      escolar.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ORIGAMI, RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO, SÓLIDOS DE PLATÃO, RECURSO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID273_17082018223756.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIO DE OLIVEIRA FEITOSA PAZ"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIO DE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "flavio.1005@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45134
    "edicao_id" => 98
    "trabalho_id" => 78
    "inscrito_id" => 273
    "titulo" => "A GEOMETRIA DAS DOBRADURAS"
    "resumo" => """
      O presente artigo pretende relatar nossa experiência sobre a montagem a aplicação da \r\n
      oficina: A geometria das dobraduras – investigação das relações métricas no triângulo retângulo\r\n
      realizada na II Semana da Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de \r\n
      Pernambuco – IFPE, Campus Pesqueira. Nosso interesse em debater e explorar o tema originou-se das \r\n
      discussões realizadas na disciplina Laboratório de Prática de Ensino de Matemática IV – LPEM IV, \r\n
      cursada no segundo semestre de 2017. O campo de atuação proposto foi o das relações métricas no \r\n
      triângulo retângulo e dos sólidos de Platão. Participaram da oficina licenciandos do IFPE e \r\n
      profissionais da área pedagógica. Nossa intervenção teve por objetivo evidenciar, de forma sucinta, a \r\n
      importância da utilização do Origami no campo de atuação escolhido, verificando-se assim a \r\n
      facilidade com que as dobraduras auxiliam no processo do ensino e na aprendizagem no cotidiano \r\n
      escolar.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ORIGAMI, RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO, SÓLIDOS DE PLATÃO, RECURSO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID273_17082018223756.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIO DE OLIVEIRA FEITOSA PAZ"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIO DE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "flavio.1005@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat"
    "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT"
    "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018"
    "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png"
    "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de setembro de 2018

Resumo

O presente artigo pretende relatar nossa experiência sobre a montagem a aplicação da oficina: A geometria das dobraduras – investigação das relações métricas no triângulo retângulo realizada na II Semana da Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE, Campus Pesqueira. Nosso interesse em debater e explorar o tema originou-se das discussões realizadas na disciplina Laboratório de Prática de Ensino de Matemática IV – LPEM IV, cursada no segundo semestre de 2017. O campo de atuação proposto foi o das relações métricas no triângulo retângulo e dos sólidos de Platão. Participaram da oficina licenciandos do IFPE e profissionais da área pedagógica. Nossa intervenção teve por objetivo evidenciar, de forma sucinta, a importância da utilização do Origami no campo de atuação escolhido, verificando-se assim a facilidade com que as dobraduras auxiliam no processo do ensino e na aprendizagem no cotidiano escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.